pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Zema decide comparecer às manifestações na Paulista em apoio a Bolsonaro.
Powered By Blogger

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Editorial: Zema decide comparecer às manifestações na Paulista em apoio a Bolsonaro.


Existe uma expectativa de que, de fato, o bolsonarismo mais radical possa levar um contingente exepressivo de pessoas à Av. Paulsita, no dia de amanhã, dia 25. Circula a informação de que somente um pastor bolsonarista roxo teria contratado dois trios elétricos para as manifestações. Salvo melhor juízo, se os oradores não se empolgarem, teremos uma hora e meia para os discursos. Não são todos os presentes que irão discursar, a exemplo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos. 

A princípio relutantes, atores políticos relevantes, alguns deles bastante identificados com o espólio bolsonarista, a exemplo, de Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que, segundo dizem, alimenta expectativas de concorrer às eleições presidenciais. Às vésperas do vento, no dia de hoje, 24\02, o governador mineiro, Romeu Zema(Novo-MG), informou que irá comparecer ao evento. Aqui estamos tratando de um cálculo político complicado, algo que deve ter sido levando em conta em sua decisão. Apesar de jovem, o governador mineiro é uma raposa política. Parece-nos ter aprendido algumas lições com as velhas raposas das alterosas. 

A princípio, o chamamento da manisfetação será um ato em desagravo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas isso a gente sabe como começa e só Deus sabe como termina. No dia de ontem, por exemplo, já existiria a possibilidade de a manifestação incorporar à sua pauta um apoio ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Pelo sim, pelo não, Romeu Zema deve ter entendio que sua ausência não ficaria muito bem, sendo suficiente para produzir alguns danos futuros em seus projetos políticos. 

Há alguns meses atrás, o próprio Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, tinha dúvidas sobre o capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ou mais precisamente, como o apoio do presidente aos candidatos do PL poderia se refletir em bons resultados nas urnas. Bolsonaro, como se sabe, teria um lado tóxico que afugenta alguns atores políticos que temem arcar com tal ônus, principalmente no tocante a um eleitorado conservador, mas menos propenso a tal radicalismo. O fato é que, a despeito da refrega política que está enfrentando neste momento, o capitão parece manter intacto um capital político importante e desejável. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário