pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Gilmar Mendes nega recurso da defesa de Ricardo Coutinho para encerrar processo da Operação Calvário.
Powered By Blogger

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Editorial: Gilmar Mendes nega recurso da defesa de Ricardo Coutinho para encerrar processo da Operação Calvário.


A defesa do ex-governador Ricardo Coutinho entrou com recurso junto ao STF no sentido de encerrar o processo da Operação Calvário. O pedido foi analisado e negado pelo Ministro daquela Suprema Corte, Gilmar Mendes. A Operação Calvário alcançou ampla repercussão nacional, depois que o MPF\Gaeco  identificaram uma série de irregularidades, envolvendo agentes públicos e privados, em contratos celebrados pelas Secretarias de Saúde\Educação dos Estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, intermediados pela Cruz Vermelha. Um escândalo de corrupção de proporções gigantesca, contando com várias fases e dezenas de envolvidos, representando um ônus pesado para o interesse público. 

Os investigadoes encontraram provas robustas de tais comprometimento desses contratos, com áudios gravados, admissibilidade de culpa,  e a testemunha direta de uma pessoa envolvida, peixe graúdo do Governo do Estado da Paraíba, que deu detalhes sobre como funcionaria o esquema. Até as senhas para informar sobre a chegada dos malotes foram reveladas, assim o local da distribuição da muamba, que seria o estacionamento do Shopping Manaíra. Segundo esta fonte, a senha era uma eventual chegada das mangas de Santa Rita. 

O ex-governador Ricardo Coutinho teve sua prisão decretada e chegou a usar tornozeleira eletrônica durante um certo período. A impressão que passa é que a defesa do ex-governador Ricardo Coutinho quis "surfar" na onda das recentes anulação das provas e perdão das dívidas concedidas aos arrolados na Opração Lava-Jato. O Ministro Gilmar Mendes não entendeu assim, recusando os argumentos apresentados pelos advogados do ex-governador. Ponto para o Ministro Gilmar Mendes, uma vez que,além da delação de envolvidos, ainda existe a confissão  de alguns atores beneficiados nessas maracutaias,  com enormes prejuízos ao erário.   

Com uma carreira política brilhante, onde foi de vereador a governador em curto espaço de tempo, observar o nome do ex-governador eventualmente envolvido nessa trama causou alguma estranheza ao povo da Paraíba. Um fim melancólico para quem construiu uma trajetória política marcada por gestões bem avaliadas, sempre muito querido por hordas de eleitores. Uma pena mesmo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário