pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Há vaga de um nome do PT para concorrer ao Senado Federal na chapa de João Campos em 2026?
Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de julho de 2024

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Há vaga de um nome do PT para concorrer ao Senado Federal na chapa de João Campos em 2026?



O prefeito João Campos(PSB-PE) não entregará as chaves do Palácio Capibaribe ao PT. O pai, Eduardo Campos, quando era governador, fez um esforço político hercúleo para conquistar aquele espaço, como consolidação de um projeto de eduardolização da política pernambucana, na esteira de suas aspirações presidenciais. O PT tem mantido algum suspense sobre o assunto, permitindo a indicação e a movimentação de um determinado ator político ao cargo, mas há duas premissas básicas sobre o assunto e que não podem ser ignoradas.  

A primeira delas é que os dirigentes petistas disfarçam, mas sabem que o prefeito João Campos é irredutível em torno do assunto e não irá ceder. A outra sugere que, com tais movimentações, o partido considera justo fazer algumas exigências ao gestor, entre as quais o compromisso de indicar um nome para concorrer ao Senado Federal nas eleições de 2026, quando João Campos, muito provavelmente, se não encontrar algum atropelo no asfalto político, será candidato natural ao Governo do Estado. 

Entra neste enredo, igualmente, o flerte de algumas figuras da legenda, sobretudo com representação parlamentar, com a governadora Raquel Lyra(PSDB-PE), que poderia se tornar uma espécie de plano "B", caso os arranjos com o gestor não sejam favoráveis à legenda. A maior liderança do partido local, o senador Humberto Costa, precisa renovar seu mandato nas eleições de 2026. Qualquer acordo político, de um lado ou do outro, passa por tal condição. 

Como já existe um processo de estadualização da campanha de 2024, a julgar pelas movimentações do prefeito e da governadora nos principais colégios eleitorais da região metropolitana e do interior do Estado, somente João já teria uma penca de candidatos ao cargo nas eleições de 2026, a exemplo do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o atual Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e, quem sabe, a própria Marília Arraes, que recentemente selou as pazes com o prefeito e, igualmente, seguindo os conselhos do avô, não dispensa suas articulações pelo interior, adubando as bases para colher os frutos em 2026. Para acompanhar toda as movimentações políticas no Estado, assine nosso perfil da Privacy, onde debatemos este e outros assuntos da política nacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário