pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As incríveis movimentações do enxadrista Gilberto Kassab
Powered By Blogger

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Editorial: As incríveis movimentações do enxadrista Gilberto Kassab



Parece não haver dúvidas, no meio político e entre jornalistas e analistas, sobre quem melhor se movimenta no tabuleiro da política brasileira neste momento: Gilberto Kassab, Presidente Nacional do PSD. Embora, por vezes, faça uma jogada errada aqui e ali, Kassab tornou-se um ator político decisivo para o próximo pleito presidencial e não é apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não vê a hora de apertar aquelas bochechas, de preferência ainda no primeiro turno das eleições de outubro. Até recentemente, Kassab mantinha um bom diálogo com o governador João Doria(PSDB_SP), que deve estar lamentando profundamente a indisposição criada entre ambos. 

Kassab se movimenta com muita habilidade no tabuleiro político, confundindo adversários, pontuando as falas de forma correta, sabendo, com maestria, identificar aquilo que pode - e até precisa - ser divulgado e os assuntos que precisam serem mantidos nas coxias, nos burburinhos, nos bastidores, nos escaninhos. Um bom exemplo é em relação ao suposto convite ao governador gaúcho, Eduardo Leite(PSDB-RG), para entrar na legenda e habilitar-se a concorrer à Presidência da República nas próximas eleições. 

Em entrevista recente, ele negou que tivesse formulado o convite,mas há quem jure de pés juntos que o convite foi formulado e nesses termos. O fato concreto é que o Eduardo Leite teria ficado estimulado com o convite, provocando uma romaria de tucanos do bico fino ao seu reduto, no sentido de dissuadi-lo da ideia de sair do ninho. Como um bom enxadrista, Kassab sabe se colocar no jogo político, numa posição que o faculta a realizar jogadas capazes de fazer a diferença no tabuleiro. Há quem diga, até, que toda essa movimetação, ao cabo e ao meio, teria como propósito único, na realidade, credenciá-lo a tornar-se o vice de Lula. Difícil saber o que se passa na cabeça do jogador Kassab.  

Há alguns anos atrás escrevemos um artigo onde falávamos sobre uma jogada de mestre do ex-governador Eduardo Campos, então candidato presidencial às eleições de 2014, quando este conseguiu fechar um acordo com o político paulista, exatamente, por entender a importância de entrar no celeiro votos que representa o Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Portanto, não é de hoje que este político fica tão bem colocado dentro de campo, tornando-se uma peça chave para os times de situação e de oposição, seja qual for a matriz ideológica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário