pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Governo não cede e segura Alexandre Padilha.
Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Editorial: Governo não cede e segura Alexandre Padilha.


Crédito da Foto: Toni Molina\Agência O Globo. 


Nos escaninhos da política comenta-se que a relação entre o presidente da Câmara das Deputados, Arthur Lira(PP-AL), estão bastante estremecidas. Na realidade, o que se diz é que ambos não estão se falando e a cabeça do Ministro das Relações Institucionais já estaria sendo pedida por membros do Poder Legislativo. Algumas duras verdades precisam ser ditas acerca dessas relações complicadíssimas entre os poderes Executivo e Legislativo: Antes, os analistas políticos se orientavam pelo conceito de Presidencialismo de Coalizão para analisar essa questão. Os padrões de realção entre os dosi poderes se complexificaram de tal modo que, hoje, o conceito está entrando em desuso; Embora não possam ser desconsideradas as rusgas pessoais entre Alexandre Padilha e Arthur Lira, os problemas não são pontuais, mais estruturais, o que significa que não se trata de uma questão de nomes; Na proposta inical, o Governo destinou algo em torno de 33 bilhões para as emendas parlamentares. 

O Deputado Federal Luiz Carlos Motta, do PL do Rio de Janeiro, responsável pela relatoria do orçamento de 2024, simplesmente, ampliou esses recursos para 55 bilhões, cortando na pele de programas ou políticas públicas fundamentais para a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O mais atingido foi o Programa Farmácias Populares. A manobra aqui envolve múltiplos fatores, inclusive a adubagem das bases oposicionistas, em detrimento do PT; O Governo Lula promoveu alguns vetos, logo em seguida, o que desagradou profundamente os parlamentares, que ameaçam travar a pauta de interesse do Govenro neste ano legislativo que se inicia hoje. 

Na última vez que compareceu à Casa Legislativa, o presidente Lula foi duramente atacado pelos parlamentares da oposição, principalmente uma claque bolsonarista conhecida por tais procedimentos. Desta vez foi mais precavido. Enviou uma carta que será lida durante a abertua dos trabalhos. O que se pode dizer sobre isso? De imediato, que teremos um padrão de relação ainda mais complicado entre os dois poderes no ano de 2024. A Oposição já começa o ano cobrando dos presidentes da Câmara e do Senado Federal um posicionamento acerca das ações da Polícia Federal envolvendo parlamentares do grupo. 

Lula não irá trocar Padilha por pressão de Arthur Lira. Alexandre Padilha integra o núcleo duro que gravita em torno do morubixaba petista. Por vezes, durante esses imbróglio, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem assumido o papel de bombeiro, tratando de pautas de interesse do Legislativo diretamente com Arthur Lira, que o considera um interlocutor mais confiável. A solução, neste caso, voltamos a repetir, não passa pela saída de Alexandre Padilha.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário