pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Temporada de desincompatibilização.
Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Editorial: Temporada de desincompatibilização.


Ontem, dia 06, encerrou-se o prazo para as pessoas que ocupam cargos públicos se desincompatibilizarem dos seus cargos, habilitando-se a disputarem as próximas eleições municipais de outubro. Aqui em Pernambuco, algumas surpresas, outras nem tanto, uma vez que os padrinhos políticos já haviam sinalizado as suas preferências muito antes do prazo, conforme é o caso, por exemplo, de Olinda, onde o prefeito Lupércio não escondia de ninguém sua preferência pela sua Secretária de Desenvolvimento, Mirella Almeida, uma jovem gestora que ganhou a confiança do prefeito a partir de um trabalho bem realizado à frente do órgão, onde assumiu diversas funções. 

Surpresa mesmo, no tocante à Olinda, era se a Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, seria ou não candidata. Não será, conforme ela já confirmou. Naquela praça, a Federação PT, PV e PCdoB sai em busca do tempo perdito, procurando um nome para concorrer à prefeitura, possivelmente num alinhamento próprio, uma vez que a relação com os socialistas tende a ampliar as ranhuras depois que João Campos, no Recife, já sinaliza que um dos seus secretários está sendo preparado para assumir esta condição, depois de se desincompatibilizarem do cargo. 

Estranha que uma ilustre figura do PT tenha afirmado que esse tempo perdido não produzirá efeito algum nas articulações para a definição de um candidato. Ao contrário, perderam um bom tempo e isso pode significar, igualmente, a sensível diminuição de chances de lograrem algum êxito naquela praça. No Recife, com a conclusão de alguns atores ilustres do partido de que as bases poderão não acompanhar a burocracia da legenda, votando em Dani Portela, do Psol, ilustra bem o hiato existente entre ambas os segmentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário