pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Duas notícias sobre segurança pública em Pernambuco.
Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Editorial: Duas notícias sobre segurança pública em Pernambuco.


Crédito da Foto: Miva Filho\divulgação


É curioso como as grandes inovações tecnológicas em termos de câmaras de segurança são testadas aqui na cidade do Recife. As razões para isso devem ser um segredo de Estado,  apenas facultado às comunidades de inteligência. Essa informação nos foi repassada por um professor da Universidade Federal de Pernambuco, durante uma palestra, sem que o mesmo também soubesse as razões. Pois bem. Hoje ficamos sabendo que as licitações para a aquisição de novas câmaras de monitoramento estão em atraso relativo, num momento em que o Estado clama por providências urgentes no tocante às condições efetivas de reversão de um quadro de violência assustador. 

Por ocasião da abertura das comemorações do São João de Caruaru, a governadora Raquel Lyra teria comemorado o fato de o mês de maio registrar um índice menor de mortes violentas intencionais no Estado, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. A queda teria sido de 12%. A gente até entende a apreensão da governadora em reverter este drama, com um potencial de arrastar a avaliação de um gestor até o limbo, mas ainda não há motivos para comemorações. Isso não significa absolutamente concluir por alguma tendência de queda nesses índices. Seria necessário aguardar um pouco mais. 

O país como um todo enfrenta um grave problema de segurança pública e as perspectivas de reversão desse quadro não são otimistas, sobretudo porque estamos tratando aqui de uma questão de agendas distintas entre o Governo Lula e a Oposição, sobretudo a de perfil bolsonarista, cuja agenda é diametralmente oposta a do Governo. É quase impossível construir algum consenso por aqui enquanto a Bancada da Bala não depuser suas armas. As consequências são as piores possíveis. Para a oposição bolsonarista a solução é derrubar o Governo Lula e fazer o que aquele rapaz está fazendo em El Salvador, violando os mais elementares direitos humanos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário