pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A Batalha dos Guararapes nas eleições de 2024\2026.
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Editorial: A Batalha dos Guararapes nas eleições de 2024\2026.

 


É curioso como em Jaboatão dos Guararapes está se montando um palco de disputas das mais renhidas entre os principais forças políticas do Estado de Pernambuco. Na realidade, se observarmos bem, há razões de sobre para isso. Ali se concentra o segundo maior colégio eleitoral do estado, tornando o município, na região metropolitana do Recife, um dos integrantes do chamado Triângulo das Bermudas, um conjunto de três cidades que, pelo potencial dos seus colégios eleitorais e influências políticas que irradiam em suas microrregiões, podem decidir uma eleição majoritária. 

Nos últimos anos, a cidade configurou-se como um reduto bolsonarista, tornando-se uma questão de honra para as forças petistas retomarem o controle administrativo da cidade. Quando Anderson Ferreira afastou-se do cargo de prefeito depois do segundo mandato, para candidatar-se ao Governo do Estado, deixou a gestão nas mãos do seu vice, Mano Medeiros, filiado ao PL, que concorre à reeleição, e lidera, até este momento, as pesquisas de intenção de voto. 

Naquela praça, o PT apoia o nome do ex-prefeito da cidade, Elias Gomes(PT-PE), que vem recebendo todo o apoio político necessário das correntes estaduais e federais da legenda. Apesar da liderança de Mano Medeiros neste momento, a batalha promete ser uma das mais renhidas do Estado. O prefeito João Campos(PSB-PE) já afirmou que se integrará à campanha do petista. A governadora ainda não demarcou uma posição, movida por alguns dilemas: como apoiar o nome de um bolsonarista, partido com o qual ela sugere está se afastando? Como apoiar, igualmente, o nome de um candidato que conta com a simpatia do atual gestor do Recife, João Campos, com o qual poderá bater chapa nas eleições estaduais de 2026? 

Agora, surgiu mais complicador, conforme noticiado na coluna do jornalista Cláudio Humberto. o deputado federal Eduardo da Fonte(PP-PE) que integra a base de sustentação do Governo Raquel Lyra(PSDB-PE), praticamente exige o apoio da governadora à candidata do partido naquelas eleições, a deputada federal Clarissa Tércio. Do contrário, lança um nome para disputar as eleições do Recife, embolando ainda mais o jogo no campo do Palácio do Campo das Princesas, que conta com um candidato, Daniel Coelho, que ainda não desponta como competitivo. O danado é que Clarissa Tércio é mais bolsonarista do que Mano Medeiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário