pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os bastidores da queda de Maduro na Venezuela.
Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Editorial: Os bastidores da queda de Maduro na Venezuela.


Aos poucos, estão chegando ao conhecimento de um público maior os bastidores que culminaram com a deposição do presidente Nicolás Maduro, na Venezuela. Hoje se sabe, por exemplo, que antes foi sugerido à família Maduro um exílio no exterior e um acordo para que ele se afastasse do poder e permitisse que os Estados Unidos administrassem a cadeia produtiva do petróleo no país. Maduro teria pedido mais três anos, tempo demasiadamente longo para os interesses americanos na região. Esses acordos teriam sido discutidos com representantes do Governo dos Estados, das petroleiras americanas e representantes do governo da Venezuela. Não se chegou a consenso na mesa de negociações e a solução encontrada foi apeá-lo à força da presidência. 

Isso talvez explique os atenuantes das acusações que hoje são imputadas ao ex-presidente venezuelano. Ele já não é mais o capo do Cartel de Los Soles. Interessante observa, por outro lado, as regras ditadas pelo Tio Sam no que concerne à condução da economia e a da política no país latin0-americano. Cada uma mais pesada do que a outra e a presidente Delcy Rodriguez, sem  alternativa, trocando nomes da gestão para se adequar melhor às normativas impostas. Delcy Rodrigues poderá ter um momento de paz relativa, uma vez que o Governo Trump também emitiu recados aos aventureiros de plantão. Quem tentar alguma coisa contra ela poderá receber a visita da Força Delta. Sabe-se que todo o núcleo duro do chavismo continua no poder na Venezuela.

Quem deve estar bastante decepcionada com este arranjo é Maria Corina Machado, que chegou a acreditar que o problema na Venezuela era o chavismo. O que sempre estiveram em jogo foram os interesses econômicos e geopolíticos dos Estados Unidos na região. No dia de ontem, 07, até petroleiros com bandeira russa foram interceptados por forças militares americanas. O mar do Caribe tornou-se um campo minado. Pelo que se sugere, não apenas drogas são contrabandeadas por suas águas. Os Estados Unidos já assinalaram que a gestão do petróleo pelo governo americano é por tempo indeterminado. Há três momentos no projeto de transição. Sabe-se lá quando chegaremos à terceira fase ou se chegaremos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário