pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A minirreforma ministerial de Lula
Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Editorial: A minirreforma ministerial de Lula

crédito da foto: Divulgação


Depois de passar o feriado de Corpus Christi na Base Naval de Aratu, na Bahia, o presidente Lula está de volta à capital federal, presume-se, disposto a descascar o abacaxi político de uma minirreforma ministerial, provocada, sobretudo, pela necessidade de acomodação de alguns atores políticos na máquina, o que, em tese, poderá proporcionar uma paz momentânea aos seus problemas de articulação política com o Poder Legislativo, leia-se, Arthur Lira. Tais problemas chegaram a um nível de tamanha complexidade que, segundo alguns analistas, muito dificilmente, essa minirreforma ministerial poderá trazer um momento de trégua duradoura entre Executivo e Legislativo. 

Não seria improvável que esses pessimistas estejam fazendo uma previsão acertada. O ponto mais nevrálgico são os nomes indicados pelo União Brasil ao Governo. Em tese, não são nomes que contam com o aval do partido. Por outro, numa primeira conversa, Lula teria poupado um deles exatamente para evitar rusgas com a agremiação. O caboclo é quantomais (assim mesmo). Continuou com os mesmos procedimentos incoerentes com as boas práticas que devem reger a administração pública. 

Segundo comenta-se nos escaninhos de Brasília, Lira pretende indicar nomes de partidos como o Progressistas e o Republicanos. Na realidade, não são nomes de partidos, mas nomes de Lira, ou seja, atores estratégicos para os seus objetivos de manter o controle sobre a Presidência da Câmara dos Deputados, nas eleições de 2025, quando deverá deixar a presidência da Casa. Em meio a esse imbróglio, hoje o jornal Estado de São Paulo traz um editoral elogiando um aceno que Lula teria feito ao agro. Pelo menos uma notícia boa para o Planalto iniciar a semana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário