pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Inelegibilidade de Bolsonaro nas mãos da ministra Cármen Lúcia.
Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Editorial: Inelegibilidade de Bolsonaro nas mãos da ministra Cármen Lúcia.


Os petistas já estão comemorando a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pelas redes sociais, mas estamos dependendo, ainda, do voto da Ministra do STF, Cármen Lúcia. O placar já está 3X1 pró inelegibilidade. O voto da ministra Cármen Lúcia pela inelegibildade do ex-presidente torna esse placar sem alguma chance de reversão. Independentemente do resultado do placar, o mais importante nisso tudo tem sido os argumentos apresentados pelos magistrados nas justificativas dos seus votos. Uma verdadeira aula para os amantes da democracia. 

Bolsonaro está sendo julgado por ter convidado representantes diplomáticos de outras nações para um encontro no Palácio do Planalto, onde teria feito algumas considerações a respeito de sua desconfiança da lisura das urnas eletrônicas. Essa pregação sistemática contra o processo eleitoral desencadeou toda uma onda de protetos contra o resultado do pleito. Mais grave, levou hordas de bolsonaristas radicais às portas dos quartéis, no sentido de implorarem por uma intervenção militar. 

A orda ficou sem controle, ao ponto de urdirem, até mesmo, um golpe de Estado, com ingredientes terroristas, como os artefatos explosivos instalados nos arredores do Aeroporto de Brasília. Todos nós precisamos tomar os cuidados devidos com as nossas falas. Em relação aos homens públicos, esses cuidados precisam ser redobrados. Se a premissa vale para Bolsonaro, também vale para Lula. No dia de ontem, por ocasião da abertura do Foro de São Paulo, duas falas estão alcançando uma repercussão enorme. O fato de ele "ralativisar" a democracia e afirmar que se sentia bem em ser tratado como "comunista", algo que está sendo bastante explorado pelas hordas bolsonaristas.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário