pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A decepção de Sartre com o Libération
Powered By Blogger

sábado, 24 de junho de 2023

Editorial: A decepção de Sartre com o Libération



No dia de ontem, um conhecido blogueiro estampou a manchete do vespertino francês, Libération, sobre a presença de Lula na França, onde participa da reunião da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, e a deixou sem qualquer comentário. A matéria de capa do jornal vespertino francês estampava a manchete: Lula, La Decepcão! Não tivemos ainda acesso à matéria, para conhecermos os argumentos dos articulistas do jornal francês, no passado conhecido por suas posições progressistas, fundado pelo filósofo Jean Paul-Sartre. 

Sartre colocou sua filosofia em defesa de causas humanitárias pelo mundo afora. Se ainda estivesse entre nós, aí sim, poderíamos falar de uma grande decepção, mas desta vez do filósofo em relação ao jornal que ele fundou, que atuou, durante muito tempo, como uma trincheira do pensamento de esquerda naquele país. O Libération não é mais o mesmo. Lula, igualmente, pode não ser mais o mesmo. Os tempos mudaram. Hoje ele procura trilhar caminhos de conciliação ou estabelecer uma gestão de concertação, o que, para os grupos de pensamento de esquerda mais radicais pode se constituir, de fato, numa grande decepção, uma vez que os avanços sociais e econômicos permanecem interditados pelos constrangimentos impostos pela camisa de força das políticas neoliberais. 

Mesmo em tais circunstâncias, ele não deixou de dar o seu recado, puxando a orelha dos países ricos industrializados no que concerne às suas responsabilidades sobre a questão do clima. Não foram os países pobres da sofrida América Latina que contribuíram para o estágio em que nos encontramos em relação aos problemas climáticos. Já no final dessa postagem, um colega alertou que o jornal francês faz referência à guerra da Ucrânia. Aqui para nós. Lula deveria demitir quem o aconselhou a se meter nesse imbróglio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário