pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Só um milagre salva Bolsonaro da inelegibilidade.
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Editorial: Só um milagre salva Bolsonaro da inelegibilidade.



Milagres acontecem, mas não com tanta frequência assim. Pelo andar da carrugem política, apenas um milagre pode livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro de uma inelegibiludade iminente. No dia de ontem, durante a justificativa do seu voto, o Ministro Benedito Gonçalves produziu uma peça irreparável sobre os delitos antidemocráticos cometidos pelo ex-presidente, parecer que deve ter um forte poder indutor sobre o voto dos demais ministros. Nos escaninhos da política, comenta-se que os bolsonaristas já trabalham com essa possibilidade concreta. 

Assim, já estariam trabalhando com um plano "M" numa possível materialização dessa hipótese. O "M" aqui se refere à esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, que já se movimenta como candidata. As eleições presidenciais de 2026 ainda estão distantes, mas teremos o embate de 2024 pela frente, daqui alguns meses, que deverá servir para azeitar as bases eleitorais, criando musculatura para o embate presidencial de 2026. O presidente Bolsonaro, inclusive, já teria sido bem mais reticente em relação ao assunto, mas teria arrefecido, diante das circunstâncias adversas.  

Por razões naturais - posto que pilota o maior colégio eleitoral do país - um possível herdeiro desse espólio político conservador - ou de extrema-direita? - é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Progressistas. As relações de Bolsonaro com o pupilo melhoraram sensivelmente, mas entre o "T" e o "M" ele prefere este último. É preciso deixar claro, no entanto, que esses arranjos envolvem negociações partidárias complexas. Ricardo Salles que o diga.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário