pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O intrincado jogo de xadrez político entre Lula e Lira.
Powered By Blogger

domingo, 4 de junho de 2023

Editorial: O intrincado jogo de xadrez político entre Lula e Lira.



Com apenas quinze anos de idade, o gênio enxadrista russo, Garry Kasparov, após as memoráveis partidas que disputava com grandes competidores, conseguia descrever para o seu técnico todos os lances, de memória, sem sequer usar o tabuleiro. Indubitavelmente, merecia o adjetivo de gênio. Tem sido interessante esse jogo político entre o Executivo e o Legislativo, com lances curiosos de lado a lado, mas ainda longe de um xeque-mate - ou seria cheque-mate? - de um dos lados. O jogo sugere muitas movimentações de peças no tabuleiro, de ambos os lados, o que implica num alto risco sobre o resultado final da partida, sobretudo se um dos jogadores não tiver a consciência precisa dessas jogadas. Antes de tomar as decisões, é preciso de ter clareza das eventuais consequências, sob pena de não se ter uma chance de reverter a situação. Afinal, nem todo mundo nasceu com o gênio de um Garry Kasparov, que conseguiu, ao longo de sua trajetória, obter vitória em partidas tidas como perdidas.  

As ações do Legislativo estão contingenciando o Executivo a mexer em algumas peças para reequilibar o jogo. Assim, Lula se vê obrigado a fazer mudanças, sacrificando algumas peças, mesmo que a contragosto. Meio Ambiente, Casa Civil, Relações Institucionais, Transportes, estão na mira do Legislativo. Com isso, Lira tenta se fortalecer e fortalecer aliados no escopo do seu tabuleiro, de olho na sucessão de 2025, passando pelas eleições municipais de 2024, quando pode perder alguns escudeiros, em razão das disputas em suas bases eleitorais. 

O enxadrista alagoano pretende introduzir alguns jogadores no tabuleiro do adversário, preferencialmente, em espaços privilegiados, com  verbas e facilitação de emendas parlamentares. A "rainha" da Saúde é a peça mais cobiçada neste momento, por atender a tais requisitos. Os comentários mais recorrentes é que o marubixaba petista já foi um jogador melhor nesse intrincado xadrez. Não teria a mesma habilidade de antes. Vamos aguardar. De repente, pode sair um lance de gênio, como uma cassação de mandato, por exemplo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário