pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Em Fortaleza, PDT não endossa apoio ao PT.
Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Editorial: Em Fortaleza, PDT não endossa apoio ao PT.



Na eleição em segundo turno em Fortaleza, a direita deve se unir em torno do nome do deputado federal André Fernandes, que disputa a nova eleição com o representante do PT, Evandro Leitão. Ambos estão indo para o segundo turno, mas André Fernandes consegue, neste momento, unir a direita em torno do seu projeto político, pois já recebeu sinalização positivas do Capitão Wagner, do União Brasil, e do senador Eduardo Girão, do Novo. Por outro lado, Evandro Leitão, que deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu palanque nesta reta final do pleito, não deverá contar com o apoio do atual gestor da cidade, José Sarto, vinculado ao PDT. 

O partido lançou uma nota onde descarta uma apoio formal, mas dá liberdade aos eleitores que sufragaram seu nome a encampar a candidatura do PT contra o candidato do PL. Pelo andar da carruagem política, o racha entre o PDT e o PT naquela praça é briga feia, dessas onde as reconciliações são difíceis. O ex-presidenciável Ciro Gomes, muito ligado a José Sarto, é um poço até aqui de mágoas em relação à companheirada. Em determinados momentos de suas entrevistas concedidas à imprensa do estado e do país, Ciro sugere ter dúvidas sobre o que seria o mal maior para a capital do estado, se cair nas mãos do PL ou do PT. 

Depois do sermão de Silas Malafaia, quem deve aparecer no estado é o ex-presidente Jair Bolsonaro. André Fernandes é um bolsonarista raiz. Uma vitória de André Fernandes, com amplas chances de chegar lá, inicia um novo ciclo na gestão da capital, destruindo um projeto de décadas do campo progressista, que começou a décadas atrás, na realidade, com o desmonte das grandes oligarquias políticas que controlavam a política no estado, algumas dessas nucleações cevadas durante o regime militar. Uma pena que divergências pontuais possam levar esse projeto coletivo ao naufrágio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário