pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: OEA aponta possíveis ações do crime organizado nas eleições municipais.
Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Editorial: OEA aponta possíveis ações do crime organizado nas eleições municipais.



Até recentemente, um funcionário do alto escalão do Governo da Venezuela apontou que Lula fora cooptado durante o período em que esteve preso em Curitiba, tornando-se um agente da CIA. Lula não seria mais o mesmo de antes. A declaração vem no bojo das indisposições recentes entre os dois governos, depois daquelas tumultuadas eleições presidenciais que conduziram Nicolás Maduro para mais um mandato. O governo brasileiro ainda não respondeu às declarações, posteriormente atenuadas pelo próprio Nicolás Maduro, afirmando que o servidor não falava pelo governo do país. 

A mesma afirmação foi feita em relação ao presidente do Chile, Gabriel Boric, alimentando as teorias conspiratórias pelo continente. Se, em outros tempos, era preciso tomar cuidados com as declarações públicas, hoje, então, tais cuidados precisam ser redobrados. Um dos graves problemas enfrentados pela democracia brasileira neste momento é a infiltração do crime organizado na administração pública, tendo como porta de entrada as licitações, a terceirização dos serviços ou as chamadas parcerias público\privada.  

Nas últimas eleições, alguns fatos vieram à público, dimensionando a gravidade do problema. Pelas investigações conduzidas pela Polícia Federal, servidores graduados, em cargos de chefia, estariam mancomunados com chefes de facções criminosas, em padrões de relações de caráter nada republicanas. A Organização dos Estados Americanos, OEA,  uma das entidades que acompanharam o desenrolar das últimas eleições municipais, encontrou indícios de ações do crime organizado nas eleições. O governo brasileiro ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário