pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A Bahia de todos os candidatos.
Powered By Blogger

sábado, 2 de julho de 2022

Editorial: A Bahia de todos os candidatos.



Os principais concorrentes às eleições presidenciais de 2022 estão, neste momento, comemorando a dia da Independência do Brasil, que, para os baianos ocorre no dia 02 de Julho e não no dia 7 de Setembro, data em que os demais brasileiros e brasileiras comemoram a nossa Independência. Luiz Inácio Lula da Silva(PT), Jair Bolsonaro(PL), Ciro Gomes(PDT) e Simone Tebet(MDB) marcaram encontros com a militância na terra de Jorge Amado. 

Quando discutimos este assunto por aqui, num outro momento, levantamos a possibilidade de eventuais tumultos provocados pelo encontro das militâncias dos candidatos, mas, pelo que parece tudo está ocorrendo de forma civilizada, como, aliás, deveria ser sempre assim. As assessorias dos candidatos deram um jeito de redefinirem os trajetos, evitando os possíveis encontros entre a militância. A Bahia é o quatro colégio eleitoral do país, portanto, uma praça de disputa eleitoral estratégica para qualquer candidato ao Palácio do Planalto. 

Ali, Lula abre uma larga vantagem sobre o candidato Jair Bolsonaro, embora o candidato do PT ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues(PT-BA), esteja enfrentando um momento difícil nas pesquisas de intenção de voto. A perspectiva é que Lula, com o seu prestígio entre os baianos, consiga reverter essa situação desfavorável do candidato do partido. Há pesquisas indicando que, quando associado ao nome de Lula, ele cresce bastante. Resta saber se o suficiente para desbancar o principal nome da disputa ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, herdeiro do carlismo. 

Naquele Estado, o PT tem um grande obstáculo a superar, ou seja, o desgaste de 16 anos à frente do Palácio de Ondina, o que seria suficiente para produzir uma inevitável fadiga de material. Até recentemente, também foram expostas as víceras de eventuais casos de malversação de recursos públicos, na máquina da administração pública\Consórcio Nordeste, durante a Pandemia da Covid-19, o que implicaria na amplificação desse desgaste junto à opinião pública.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário