pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As frequentes visitas ao tenente-coronel Mauro Cid.
Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Editorial: As frequentes visitas ao tenente-coronel Mauro Cid.

Crédito da foto: Lula Marques, Agência Brasil


Hoje ficamos sabendo que o Governo Lula, através de suas áreas competentes, estaria cobrando medidas punitivas aos militares envolvidos nos atos golpistas do dia 08 de janeiro. Sabe-se que aqui estamos diante de um vespeiro, um bom termômetro para sabermos até onde as nossas instituições democráticas avançam sobre o obscurantismo das trevas autoritárias. Historicamente, a relação entre Poder Civl e Poder Milutar nunca foram boas no país, exceto quando agentes do Poder Civil, em conluio com alguns segmentos militares, articulam golpes contra as instituições democráticas. Fora deste contexto, as escamaruças são evidentes. Vamos aguardar o desfecho desse cabo de guerra. 

No dia de ontem, por ocasião de audiência durante os trabalhos da CPMI dos Atos Antidemocráticos, o militar Mauro Cid compareceu fardado ao evento, causando uma enorme gama de interpretações e leituras através da mídia e pelas redes socais. Segundo se sabe, a recomendação partiu das próprias Forças Armadas, consoante entendimento de que o oficial atenderia à convocação para tratar de assuntos inerentes às suas funções como ex-ajudantes de ordens da Presidência da República. 

Se tal raciocínio procede, imaginava-se, por conseguinte, que ele respondesse pelo menos às perguntas que não o incriminariam nos processos a que responde. Hoje, um ministro do STF mostrou-se surpreso com o número expressivo de visitar rescebidas pelo ex-ajudante de ordens do governo Jair Bolsonaro. Salvo melhor juízo, 70 em apenas 18 dias. O Presidente da CPMI, Arthur Maia, já informou que irá relatar ao STF que o militar, no entedimento dos membros daquela comissao, deixou de cumprir a determinação exarada no despacho daquela Corte.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário