pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula negocia no "varejo" para dar tranquilidade ao Governo.
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de julho de 2023

Editorial: Lula negocia no "varejo" para dar tranquilidade ao Governo.



O estranho seria Lula afirmar que o Governo está "tranquilo" em meio a esse turbilhão de inquietações produzidos pelo Centrão, que está a exigir pressa na minirreforma ministerial. Este editor já não se arrisca mais a apontar as cabeças que estariam a prêmio, dadas as mudanças em torno do assunto. Todos os dias surgem novos nomes. Agora é o Ministério dos Portos e Aeroportos que entra nessa alça de mira, trazendo as inquietações de praxe para o seu titular. Até encontros de trabalho da equipe podem ser lidos como eventuais negociações neste sentido, como um último encontro entre Luciana Santos e o morubixaba petista, para tratar de assuntos de rotina da pasta. 

O Ministério da Ciência e Tecnologia, comandado por ela, está no index das negociações com o Centrão desde o início. Assim como Nísia Trindade e Ana Moser, a pernambucana também toma suas providências para se afirmar no posto, através de manifestções de apoios de grupos ou associações ligadas aos trabalhos desenvolvidos pelo seu ministério. Se depender dos pesquisadores, ela fica. As bolsas de pesquisa tiveram um aumento considerável nessa gestão.

O Centrão, por outro lado, afirma que tem pressa na distribuição dos cargos prometidos. Até recentemente, o morubixaba petista, acertadamente, anunciou que pretende negociar no varejo, ou seja, com partidos como o União Brasil, o PSD, Republicanos e Progressistas. Melhor que seja assim. Ele sabe que o Centrão não entra de sola. É um pé dentro e outro fora. Faz parte do manual de procedimentos desse agrupamento político.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário