pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O Centrão tenta cometer "feminicídio" no Governo Lula ?
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Editorial: O Centrão tenta cometer "feminicídio" no Governo Lula ?




Pode ser uma simples coincidência, mas, estranhamente, mais mulheres poderão deixar seus cargos no Governo Lula para atender às demandas do Centrão, naquilo que já vem sendo tratado como um "feminicídio político". Daniela Carneiro já deixou a Esplanada dos Ministérios e outros órgãos e ministérios estão na mesa de negociações, todos, coincidentemente, sob o comando de mulheres, como é o caso de Ciência e Tecnologia, Esportes e, para variar, o próprio Ministério das Mulheres, comandado por Aparecida Gonçalves. 

A cota de participação de mulheres na gestão da máquina é algo que converge com as próprias diretrizes do Governo Lula. Mudança nesse perfil é algo que vem incomodando os segmentos mais ideológicos da legenda, como é o caso da Deputada Federal, Gleisi Hoffmann, Presidente Nacional do PT. A rigor, esta minirreforma está apenas no começo, mas vem produzindo ruídos estridentes, conforme afirmamos em postagem anterior. Na realidade, o Governo Lula deseja um ambiente de governança menos suscetível aos solavancos produzidos pela oposição, que chegou a infringir derrotas acachapantes ao Governo.  

Há, porém, alguns segmentos do próprio Centrão que agem como quem deseja ver o Governo sangrar até as eleições de 2026. Talvez até antes disso, quem sabe através do desengavetamento de algum pedido de impeachment. Lula já acumula mais pedidos do que o ex-presidente Jair Bolsonaro. Basta uma fala, um espirro, e aparece algum parlamentar de oposição protocolando um pedido de impeachment. Estamos aqui diante de uma espécie de chantagem institucional. Esse nosso presidencialismo de coalizão, que nos perdoem o historiador Luiz Felipe de Alencastro, é uma aberração.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário