pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Audiência com o tenente-coronel Mauro Cid na CPMI dos Atos Antidemocráticos.
Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Editorial: Audiência com o tenente-coronel Mauro Cid na CPMI dos Atos Antidemocráticos.

 


A audência com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Tenente-Coronel Mauro Cid, está agendada para o dia de amanhã,  04\07, em sessão da CPMI dos Atos Antidmocráticos. Espero que ele nos surpreenda e fale bastante, mas, a julgar pelas últimas audiências, as expectativas não são boas. Seus advogados, inclusive, entraram com um pedido junto ao STF para que ele não fosse convocado. Mesmo o pedido não sendo atendido, dependendo da forma como ele está sendo convocado pela CPMI - e do entendimento dos advogados sobre os temas que possam incriminá-lo - podemos ter uma audiência improdutiva para o andamento dos trabalhos da comissão.  

Um dos militares ali presente recentemente, veio acomonhado de uma "cola" de procedimentos a serem adotados, no sentido de não se deixar levar pelas emoções. Ele olhava tanto para a cola que a mesma acabou vazando para as redes sociais. O manual incluía alimentar-se - ele, de fato, tomou vários cafezinhos - manter as mãos juntas, uma postura impassível, não gesticular, entre outras recomendações. Coisa do estamento militar, possivelmente. A postura do militar foi bastante questionada pelos parlamentares, mas, no final, não se avançou muito no trabalho da comissão, que deve prospectar outros mecanismos para obter as informações necessárias.

Na CPI do Golpe da Câmara Distrital, criada com a mesma finalidade, o presidente dos trabalhos, o Deputado Federal Chico Vigilante, adotou um procedimento curioso. Durante a sessão, com a negativa do convocado em responder às perguntas formuladas, leu o depoimento prestado por ele durante os interrogatórios policiais, onde, inclusive, havia confessado a tentativa de instalar artefatos explosivos nas proximidades do Aeroporto de Brasília. Em terra de sapos, de cócoras com eles, conforme recomenda o ditado popular.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário