pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: É verdade que as casas entregues ontem por Lula estavam prontas desde 2016?
Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Editorial: É verdade que as casas entregues ontem por Lula estavam prontas desde 2016?



Em apenas 45 dias de governo, Lula retomou o Programa Minha Casa, Minha Vida a todo vapor, entregando centenas de unidades habitacionais, depois, como se diz no jargão dos pedreiros, que precisavam, apenas, passar uma mão de cal, uma vez que as residências estavam praticamente prontas. Na realidade, essas casas estariam prontas desde 2016 e não foram entregues pelo Governo Bolsonaro, segundo denúncias que estão sendo veiculadas pela imprensa. Se tais denúncias forem confirmadas, estamos diante de fatos graves, que precisam ser apurados e os responsáveis punidos. 

Não queremos aqui fazer algum julgamento precipitado - repercuto apenas as "denúncias" que ainda precisam de uma efetiva confirmação, para não incorrermos nas famigerdas fake news - pois existem uma série de entraves burocráticos nesses processos. Outro dia, aqui mesmo no Estado de Pernambuco, a Polícia Federal desbaratou uma quadrilha, formada por servidores públicos municipais, que estavam envolvidos em vendas ou distribuição irregular desses imóveis, ou seja, as unidades habitacionais não estavam indo para quem, de fato, precisavam delas, mas para parentes e amigos desses agentes públicos, mediante, naturalmente, ao recebimento de vantagens financeiras. Convém que o governo atual esclareça essa questão, de preferência separando o joio do trigo, deixando consubstanciado as razões efetivas sobre esse longo atraso na entrega dessas moradias, num país com o nosso déficit habitacional. 

No mais, é parabenizar o Governo Lula pela iniciativa, bastante convergente com as suas preocupações de gestão. Ontem, no Estado de Sergipe, também ocorreu a informação de que as obras que Lula começou a destravar estavam "paradas' há um bom tempo. Segundo cálculos, são milhares de obras paradas que ficaram como herança maldita do governo anterior. Deve existir alguma "lógica" ou  "motivação" por trás disso, algo que, igualmente, precisa ser urgentemente explicado. Má gestão? Ação deliberada? Auferimento de vantagens envolvendo agentes públicos e privados? Constrangimentos eleitorais?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário