pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A luta é árdua, mas o campo progressista continua avançando.
Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Editorial: A luta é árdua, mas o campo progressista continua avançando.

 


A disputa pelo Presidência do Senado Federal, se não houvesse aquela tentativa de golpe fracassada do dia 08 de janeiro - seria uma espécie de terceiro turno das eleições presidenciais de outubro. Assim, diante dessas novas conformações, é possível afirmar que as forças do campo progressista, no dia de ontem, sufragaram mais uma vitória contra o campo conservador, fascista, reaça e de ultra-direita. Com direito a voto impresso e todo o figurino simbólico, como um vídeo que anda circulando nas redes sociais, onde o futuro presidente da Casa - a despeito de sua enorme cortesia e civilidade - tenta se esquivar de uma eventual tentativa do senador Sérgio Moro em apertar a sua mão. Claro que a "guerra" está apenas começando - teremos, certamente, outros embates decisivos pela frente - mas é bom saber que aquela Casa não se transformou numa trincheira controlada pelos bolsonaristas para viabilizarem seus objetivos torpes. 

Mas, como este país tem uma lógica própria, no dia de hoje as notícias que repercutem nos principais canais de comunicação não dizem respeito à política propriamente dita, mas à economia, surpresa com mais outro escândalo de equívocos contábeis, desta vez envolvendo a poderosa AMBEV. Estima-se um montante de 30 bilhões. Ontem também foi noticiando que as Lojas Americanas já teriam iniciado um processo de demissão de funcionários em alguns praças. Soma-se a isso, uma declaração do bilionário Abílio Diniz dizendo-se preocupado com a eventual reforma tributária de Lula que, segundo, ele, poderia ser uma reforma tributária do tipo Robin Hood, ou seja, com o propósito de tirar dos ricos para dar aos pobres. 

É a reação daquela Faria Lima perversa, disposta a não abdicar dos seus privilégios seculares. Não há muito o que se comentar sobre isso. Além da eleição de Pacheco - mais um êxito das forças democráticas, republicanas e do campo progressista - hoje, dia 02 de fevereiro, é dia das homenagens a Iemanja. O bairro do Rio Vermelho, na Bahia, amanhece em festa, com os brasileiros e brasileiras rogando à rainha do mar para que tenhamos mais paz, solidariedade, alteridade e tranquilidade institucional. É preciso assegurar as conquistas democráticas, republicanas e civilizatórias obtidas nos últimos dias.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário