pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O IBAMA voltou!!!
Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Editorial: O IBAMA voltou!!!

 


Fazia algum tempo que os brasileiros não viam órgãos como o IBAMA cumprindo seu verdadeiro papel constitucional. Durante o último governo - desastroso no que concerne às políticas ambientais - o órgão, naturalmente, passou por um processo de esvaziamento, vítima de uma série de ações do Poder Executivo, com o propósito explícito de impedir suas atividades de proteção ambiental. Não precisamos aqui entrar nos detalhes, uma vez que tais manobras são bastante conhecidas, como exoneração de servidores que desejavam realizar um trabalho sério; limites de verbas de custeio; retrocessos legislativos; não renovação do quadro de servidores. Até um montante de 6 bilhões de multas aplicadas aos madeireiros por contrabando ilegal de madeiras o governo anterior cogitou anistiar. 

A prerrogativa do IBAMA de destruir as máquinas utilizadas pelo garimpo ilegal e pelos madeireiros foi bastante criticada no último governo. Por este motivo, anda circulando nas redes sociais uma série de vídeos mostrando essas ações, como a explosão de tratores, aviões e balsas. Mais um mandato deste governo motosserra e o órgão iria trabalhar para proteger traficantes, madeireiros e garimpeiros ilegais. O mesmo destino seria reservado a órgãos como a FUNAI e, possivelmente, o ICMbio. Há um relatório devastador da FUNAI mostrando o que se passava na região.

Hoje, publicamos na nossa rede Twitter, uma imagem impressionante de uma mãe Yanomami recebendo a Ministra de Povos Originários, Sônia Guajajara. Fazia algum tempo que não se via aquele povo tao feliz. Outra referência é o traço, sempre genial, do cartunista Laerte, que traduz muito bem o que o governo anterior pensava sobre a presença dos garimpeiros ilegais na região ou como foi omisso na tomada de providências para retirá-los de lá. Um pouco mais de um mês de Governo Lula e há, sim, o que comemorar: O IBAMA voltou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário