pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Parabéns, PT! Pelos seus 43 anos de vida.
Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Editorial: Parabéns, PT! Pelos seus 43 anos de vida.

 


Houve um tempo em que, movido pelas contingências acadêmicas, sabíamos tudo sobre o Partido dos Trabalhadores. Éramos capazes de dizer em que encontro tal tese foi levantada, por qual têndência partidária, quem estava presente nas reuniões. Ao longo dos anos, o próprio partido decidiu tomar alguns rumos - se aproximando mais de uma luta pelo voto - abandonando o trabalho de militância dos seus primórdios. Atingido pela Lei de Ferro das Oligarquias, também passou por um processo de oligarquização, mantendo em seus quadros alguns caciques que passaram a tomar as decisões partidárias, por vezes, à revelia dos seus setores mais orgânicos. 

Esses setores, no entanto, pelas próprias características de sua fundação, nunca foram completamente extintos daquela agremiação política, cumprindo sempre um grande papel em sua organização. Até recentemente, por exemplo, fizeram um barulho danado para aceitar o Chuchu com Lula. O PT ainda guarda, embora em menor escala, algumas daquelas características iniciais que o distinguia das demais agremiações políticas no contexto de nosso sistema partidário. 

Naqueles tempos, ainda na década de 80 do século passado, muitos estudiosos e pesquisadores do exterior vieram ao país estudar o Partido dos Trbalhadores e, em particular, a sua grande liderança, Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do antipetismo fomentado na sociedade brasileira nos últimos anos - em certa medida motivado por equívocos cometidos pelo própro partido - o PT continua sendo o grande partido da maioria dos brasileiros que se identificam com algum grêmio partidário. Salvo melhor juízo, ainda é o partido que ostenta os melhores índices de avaliação e atrai o maior número de filiados. Salve o PT!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário