pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ato esvaziado na Paulista preocupa bolsonaristas.
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de julho de 2025

Editorial: Ato esvaziado na Paulista preocupa bolsonaristas.



Como se diz popularmente, depois de um certo período, possivelmente a partir de 2013, grupos conservadores de direita ou extrema direita começaram a fazer barba, cabelo e bigode na política brasileira. Ganharam as ruas, as redes sociais e a representação parlamentar. Continuam bem nas redes sociais, na oposição ao Governo Lula 3 no Congresso, mas emitem sinais de ressaca no que concerne às ruas. Há um consenso entre os próprios bolsonaristas de que a última concentração realizada na Paulista esteve esvaziada, bem aquém das últimas manifestações organizadas. O declínio de público nessas manifestações, aliás, vem se verificando desde algum tempo, seja nas mobilizações programadas para a praia de Copacabana, seja na própria av. Paulista, indicando uma tendência. 

O jornal Folha de São Paulo do dia de hoje, 01, traz uma matéria onde informa uma espécie de caça às bruxas, ou seja, eles estariam procurando identificar os culpados pelo fiasco. Os bolsonaristas tinham uma grande expectativa em relação a este ato, uma vez, ao que se sugere, seria o primeiro de uma serie de mobilizações no sentido de protestar contra o andamento do julgamento dos envolvidos nos atos antidemocráticos do 08 de janeiro ou na tentativa de golpe de Estado. Difícil identificar as razões objetivas dessa "saturação", principalmente quando se sabe que este declínio não esta sendo capitalizado pelo outro lado. As manifestações convocadas pela esquerda ou pelas forças do campo progressista também enfrentam o mesmo problema. 

No mais, aquilo que já se esperava. Um Jair Bolsonaro pedindo para que seus apoiadores continuem apoiando os projetos políticos do grupo, principalmente fortalecendo-o na representação parlamentar, onde está sendo montada a trincheira de luta contra os outros poderes da República. Um Tarcísio de Freitas cauteloso, modulando o discurso, batendo forte contra o PT, mas poupando os ministros da Corte, como quem não deseja se queimar logo na largada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário