Há pouco líamos um texto onde a articulista questionava a insistência da Secom em dar prioridade, em suas campanhas de comunicação institucional, às redes sociais. O Governo Lula 3 apanha feio nas redes desde algum tempo. Desde 2013, para sermos mais precisos, quando a direita ou extrema direita ganhou as ruas, assumindo o protagonismo de um movimento de protestos que começou contra o aumento da tarifa de transporte público. Trata-se, na realidade de um projeto de poder meticulosamente pensado, planejado e executado, inclusive com a utilização de métodos sórdidos, que consiste na disseminação de fake news com o propósito de desacreditar seus opositores ou adversários.
Entende-se a preocupação de Sidônio Palmeira, sobretudo quando se sabe que o Governo - seja ele qual for - quase sempre chega atrasado na comunicação de suas realizações. Não acompanha a velocidade e, consequentemente, não consegue desmentir a onde de boatos em tempo hábil, que se espalha feito rastilhos de pólvoras pelas big techs. Desta vez, no entanto, no caso do IOF, o tiro parece ter saído pela culatra para a Oposição. Juridicamente, o Ministro Alexandre de Moraes tornou sem efeito todas as decisões tomadas em relação ao IOF, aguardando-se uma reunião de conciliação entre Executivo e Legislativo, onde se espera que se construa algum consenso em torno do assunto.
Do ponto de vista político, a campanha de taxação dos super ricos encetada pelo Secom e pelas redes sociais petistas, vingou e já anda incomodando os parlamentares em relação aos seus eventuais efeitos nas próximas eleições. Até as ruas sugere-se que o Governo está recuperando, se considerarmos as mobilizações do MTST na sede do Banco Itaú, na Faria Lima. Pesquisas internas confirmam que a popularidade do Governo Lula esboçou uma reação positiva com esta campanha. Já existe até lista de assinaturas circulando nas redes sociais em apoio à taxação dos super ricos.
P.S.: Contexto Político: Na realidade, a campanha BBB do PT foi criada pelo marqueteiro Otávio Antunes. A previsão é que a campanha pudesse ser lançada daqui há alguns meses, ancorada na promessa de campanha do partido de isentar de imposto de renda que ganha até cinco mil reais. A derrubada do IOF antecipou a campanha, que está alcançando grande repercussão nas redes sociais, bem acima das expectativas e da performance do PT naquela arena. Desconhecemos se existe alguma relação entre Otávio Antunes e Sidônio Palmeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário