pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial:STF adota medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Editorial:STF adota medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Até recentemente, durante uma entrevista concedida a CNN, o ex-presidente perdeu a calma e a entrevista precisou ser interrompida. Entende-se este momento de instabilidade emocional do ex-presidente, diante do avanço do julgamento da ação 2668 no STF, que trata de uma tentativa de golpe de Estado no país. É dada como certa uma eventual condenação dos envolvidos, entre eles o ex-presidente. Bolsonaro já chegou a afirmar que a prisão para ele seria o fim, em razão da idade, dos problemas de saúde e outros fatores, como a suposta pena que está sendo aventada, superior aos 40 anos. Em circunstâncias assim, tão adversas, não é incomum a tomada de decisões precipitadas, inconsequentes, irracionais,  conduzidas pela emoção, como sugere-se que tenha ocorrido, quando o Governo dos Estados Unidos teria sido acionado para tomar medidas que pudessem constranger economicamente o Governo Brasileiro, com seus reflexos sobre o Judiciário, o que se configuraria uma afronta à soberania nacional. As medidas tomadas pelo presidente Donald Trump seriam no sentido de reverter o andamento do processo contra o ex-presidente no STF. 

Conforme o despacho do Ministro Alexandre de Moraes, há um rosário de delitos cometidos em todo este processo, o mais grave deles é esta interferência absurda do Governo dos Estados Unidos contra o nosso Judiciário.  É salutar saber que o nosso Executivo e o nosso Judiciário não se intimidaram em relação a esses assédios, seja através de declarações, seja através de medidas como a estipulação da taxa de 50% aos produtos de exportação brasileiros, o que vem produzindo enormes transtornos para a nossa economia. O impasse permanece. O Governo Lula criou um Gabinete de Crise no sentido de negociar uma saída através das vias diplomáticas. Enquanto isso, os contêineres de produtos de exportação brasileiros estão retidos em portos como o de SUAPE.

O momento é politicamente sensível, uma vez que envolve medidas extremas adotadas contra um ex-mandatário, o que está alcançando grandes repercussões dentro e fora do país. A primeira turma do STF homologou a decisão tomada pelo Ministro Alexandre de Moraes. O PL está em polvorosa, estão interrompendo o recesso de seus parlamentares para tomarem uma série de medidas contra as decisões em relação ao ex-presidente.  

Um comentário: