pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula cai na real sobre o consumo de carnes entre os brasileiros.
Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Editorial: Lula cai na real sobre o consumo de carnes entre os brasileiros.



Aquela picanha com cervejinha sugere-se que não chegará à mesa de alguns brasileiros. Não se trata apenas de uma previsão ou de uma torcida da oposição, que até fez chacotas em torno do assunto, mas de uma situação imposta pela conjuntura econômica do país, que atravessa uma fase das mais delicadas, caracterizada pela desvalorização do real diante do dólar, assim como pelas birras entre o Governo e o Banco Central, tendo como pano de fundo a condução da política econômica. 

O Governo, que já quebrou todos os tetos de gastos, insiste em continuar a sanha gastadora, sobretudo numa ano de eleições, onde pretende colher bons resultados nas urnas. O aspecto mais hilariante dessa história toda talvez seja mesmo a fábula da picanha, onde o presidente começa a fazer um contorcionismo narrativo tremendo para explicar porque ela não chegou aos pratos dos brasileiros menos aquinhoados, como ele mesmo havia prometido em campanha.  

Afinal, eles, os pobres, comem carnes menos nobres, como o franco, o ovo, o acém, o peito, as costelas. Sugeriu-se até que se poderia baixar o imposto desses tipos de carnes e sobretaxar as partes nobres como a picanha, mas alguém já alertou que isso seria tecnicamente inviável. Por outro lado, esbarra-se aqui numa contradição, ou seja, um eventual aumento do preço da picanha, tornando-a ainda mais inacessível aos brasileiros do andar de baixo da pirâmide social. No final e ao cabo, talvez ela "volte" nas narrativas eleitorais da campanha presidencial de 2026. Até lá, vamos de pé de frango, rico em colágeno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário