Já no final de sua vida, o eterno arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, se recolheu à Casa Paroquial da Rua da Fronteira, no Recife, onde permaneceu sob os cuidados dos abnegados servidores daquela instituição. Hoje ali funciona uma espécie de Memorial ou Casa Museu em sua homenagem. Seus restos mortais estão na Catedral da Sé São Salvador do Mundo, no Alto da Sé, em Olinda, atendendo a um pedido seu. Antes porém de se recolher aos aposentos, o arcebispo foi um dos mais ativos combatentes da ditadura militar no país, integrante das Comunidades Eclesiais de Base, um dos suportes civis à derrocada do autoritarismo. Ele dizia sempre que haveria momentos de emergir e de submergir.
Ontem, por ocasião da desistência do ex-presidente Jair Bolsonaro em conceder uma entrevista já autorizada ao Portal Metrópoles, por alguma ração, nos veio à memória esta frase. Por todos os motivos, inclusive os de natureza política, seria imprudente a concessão dessa entrevista. Provavelmente, Bolsonaro iria "desabafar", o que poderia trazer algumas consequências para ele e para o futuro do bolsonarismo, inclusive, já que o seu filho, Flávio Bolsonaro, é candidato às eleições presidenciais de 2026. Assim, havia todas as razões do mundo para ele se manter em silêncio. Não bastassem as razões políticas, o ex-presidente encontra-se bastante enfermo. Neste momento, foi internado para submeter-se a uma cirurgia, cercado por um forte aparato de segurança. É hora de submergir, como dizia o eterno arcebispo de Olinda e Recife.
Os nossos leitores podem achar estranho as figuras de Dom Hélder Câmara, de um lado, e Jair Bolsonaro, do outro, quando se sabe que estamos diante de elementos que não se misturam. A referência aqui não ultrapassa o campo dos "conselhos" do arcebispo que, quando bem seguidos pelos agentes políticos, podem evitar que eles caiam em alguma enrascada, independentemente das ideologias que professam. Depois, estamos no Natal, época de desarme, em que se aconselha seguir os princípios cristãos. Saúde ao ex-presidente, independentemente dos momentos infelizes protagonizados por ele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário