pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O ano dos escândalos.
Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Editorial: O ano dos escândalos.

Crédito: Reprodução Rádio Metrópoles. 


Assim como recomendamos a leitura da matéria da BBC News sobre o que está ocorrendo com os nossos mais badalados balneários, a exemplo de Porto de Galinhas(PE), Pipa(RN) e Jericoacoara(CE), também recomendamos a leitura da coluna do Diário do Poder de hoje, 31, onde vários troféus são concedidos a atores do nosso cenário social, jurídico e político. De fato, tivemos um ano caracterizado por inúmeros escândalos de corrupção como sugere a coluna. Todos esses escândalos, no entanto, se tornaram fichinhas diante do roubo gigantesco dos aposentados e pensionistas do INSS. Outra recomendação que sugerimos é a coluna do Blog do Magno, escrita pela jornalista Larissa Rodrigues, principalmente no tocante às ponderações do cientista político Antônio Lavareda, que antecipa suas "previsões" sobre o pleito presidencial de 2026. 

Em sua opinião, Flávio Bolsonaro é um candidato competitivo e uma esmagadora maioria de eleitores bolsonaristas deverão votar no filho de Jair Bolsonaro. Para o cientista político, o que deve definir o êxito ou o fracasso do projeto de reeleição de Lula está c0ncentrado em suas taxas de rejeição e aprovação, que, aliás, sofreu um revés nas últimas pesquisas, acendendo a luz amarela no Palácio do Planalto. Já deixava o morubixaba petista preocupado o fato de esses números positivos não evoluírem. Houve uma reação, num determinado momento, mas tais índices logo estabilizaram. A SECOM precisa de um outro "mote" - como aquele do soberanês - para ser explorado em suas peças de comunicação institucional. Talvez a revista Economist tenha dado este mote, ao sugerir que Lula estaria "velho" para tentar um outro mandato.  

Ontem, 30, em Jaboatão dos Guararapes, quatro jovens foram assassinados dentro de uma barbearia. Uma nova chacina para tira o sono das autoridades de segurança pública do estado. Pernambuco já opera numa estufa, numa espécie de "permeabilidade" de violência, conforme já discutimos por aqui em outros momentos. Numa semana, comemora-se a diminuição dos índices de CVLI. Na outra, esses números voltam a assustar a população, indicando que as causas estruturais não sofreram alterações significativas. No plano federal, existe uma indisposição latente entre Governo e Oposição em relação a essa questão. Não teremos solução aparente até outubro, durante a realização do primeiro turno. Segurança Pública é o tema que mais preocupa os eleitores brasileiros. Este pode ser um fator decisivo das próximas eleições presidenciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário