pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os movimentos dos políticos neste final de ano.
Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Editorial: Os movimentos dos políticos neste final de ano.



A revista Veja tem razão ao trazer, numa longa matéria, em sua última edição de 2025, uma discussão sobre um ano que não terminou. Temos uma infinidades de escândalos que sugerem investigações profundas no próximo ano, uma penca de pedidos de impeachment e de CPMI's. Vamos entrar em 2026 sem aquelas explicações nada convincentes daqueles atores políticos enredados até a medula com práticas de natureza pouco republicanas. Por falar em convencimento, muita gente ainda não está completamente convencida da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Trata-se de uma desconfiança natural, uma vez que ele sempre afirmou que seu grande projeto político era uma candidatura ao Senado Federal pelo Estado de São Paulo, possivelmente em dobradinha com Guilherme Derrite. 

O irmão do senador, o vereador Carlos Bolsonaro, por exemplo, se movimenta no sentido de uma candidatura ao Senado Federal por Santa Catarina, quando o ideal seria ocupar o vácuo político deixado por Flávio em São Paulo. Curioso que, mesmo internado para submeter-se a uma cirurgia, o ex-presidente Jair Bolsonaro escreveu uma carta onde confirma a candidatura de Flávio. Mais um movimento que pode indicar que ele sabe que muita gente ainda tem dúvidas sobre a candidatura do filho. Conforme já comentamos por aqui em outro momento, este sonho acalentado por Bolsonaro no sentido de tornar Flávio seu sucessor é antigo. 

O problema não é o desejo de Bolsonaro, mas as circunstâncias políticas dessa escolha. A despeito de seu crescimento nas pesquisas de intenção de voto, sabe-se, no entanto, que as resistências ao seu nome são explícitas no contexto das forças conservadoras, que já estavam comprometidas com outros nomes da direita. O próprio Flávio cometeu o deslize de sugerir que a sua candidatura poderia ser repensada consoante os acordos em jogo. Ou seja, ele mesmo não ajudou muito neste convencimento da firmeza dos seus objetivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário