pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os encontros secretos de Lula.
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Editorial: Os encontros secretos de Lula.



Nos próximos debates eleitorais com os candidatos que concorrem ao Palácio do Planalto, Lula é que deverá ser questionado porque decretou sigilo sobre alguns dados relativos a fatos ou despesas do Executivo, contrariando princípios inerentes ao serviço público, como o da transparência. Ele cobrou bastante o ex-presidente Jair Bolsonaro em torno deste assunto, mas, no exercício do seu terceiro mandato não deu bons exemplos. Não vamos aqui nem enumerar esses fatos, uma vez que são do conhecimento público. Ou do não conhecimento público, para sermos mais precisos. No dia de ontem, duas informações nos chamaram muito a atenção. Uma matéria do site Metrópoles - que vem dando um banho de jornalismo investigativo - sobre um suposto encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o banqueiro dono do banco Master, Daniel Vorcaro, intermediado por "consultor" com salário de um milhão de reais mensais. Nossas instituições entraram num processo de degenerescência republicana bastante complicado. Mas vamos poupar os leitores dos fatos mais escabrosos. Segundo o site, esta reunião não aparece em nenhuma agenda oficial. O encontro teria durado cerca de uma hora e meia. O teor das conversas ficarão sob sigilo pelos próximos cinco séculos, se entendermos que até despesas básicas de viagens de diárias estão sob sigilo. 

O que mais impressiona é a teia de articulações deste cidadão Vorcaro com o alto escalação dos três poderes da República. Isso está destrinchado em matéria da Coluna Diário do Poder, do dia de hoje, 27. A outra notícia é que Lauro Jardim, de O Globo, informar sobre um suposta encontro discreto ( ou secreto?) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Segundo o Lauro Jardim, Lula teria dito ao ministro que ele teria uma raro oportunidade de preservar ou resgatar a sua biografia. Há muita gente intrigado com os rumos que estão tomando as investigações sobre os desmandos financeiros do maior escândalo de fraudes bancárias da história do país. Um enredo nebuloso de podres poderes, envolvendo figuras do alto escalão, todas enredadas pelos altos pagamentos realizados pelo banco. 

Aqui em Pernambuco, também como reflexo dessa degenerescência institucional, repercute bastante a matéria do Programa Domingo Espetacular, da Record,  sobre eventual investigação paralela e ilegal de adversários políticos como se isso fosse alguma novidade aqui na província. Isso é até recorrente e integra o acervo de nossos mal costumes políticos, seja em períodos de normalidade democrática, seja em períodos de exceção. Ainda na década de 40, quando chegava em sua residência, no bairro de Boa Viagem, o jornalista Aníbal Fernandes, que escrevia artigos críticos à Ditadura do Estado Novo, recebeu, como se diz no linguajar popular, uma "camada de pau". Gabinetes de disseminação de fake news com o propósito de "cancelar" adversários são mais comuns do que se imagina e independe dos colorações ideológicas dos governos de turno. Se azul, vermelho ou amarelo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário