pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Afinal, quem é o Ricardão do PL em São Paulo?
Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Editorial: Afinal, quem é o Ricardão do PL em São Paulo?

O impasse já se tornou tão evidente que, aborrecido com o desfecho, sem uma sinalização efetiva do apoio do partido, o ex-Ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles(PL-SP), havia resolvido retirar sua candidatura entre os postulantes que disputarão a cadeira do Edifício Matarazzo no pleito de 2024. O tempo passou e o próprio capitão Jair Bolsonaro fez questão de renovar as esperanças do ex-auxiliar, sinalizando que ele poderia ter o seu apoio na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Diante dos novos ventos, o Deputado Federal Ricardo Salles resolveu entrar novamente no páreo, criando uma ciumeira danada no outro Ricardo, o Nunes, atual prefeito da cidade, candidatíssimo à reeleição. 

É curiosa e, muito mais do que curiosa, complexa essa relação. O PL, enquando partido, já participa da gestão de Ricardo Nunes(MDB-SP), o que o contingencia o partido a apoiá-lo nas próximas eleições. Na realidade, temos aqui um impasse entre a direção nacional da legenda, representada por Valdemar da Costa Neto, que tem compromissos em se integrar ao projeto de reeleição do atual gestor da cidade, e a liderança carismática de Jair Bolsonaro, presidente de honra do partido, e o seu principal cabo eleitoral. Houve tempo em que a proximidade demasiada com o ex-presidente poderia se constituir num problema, pois a radicalização afugentaria parcelas do eleitorado. Hoje a leitura é a de que quanto mais radicalização melhor, o que, em última análise, entende-se como importante ter o apoio explícito do ex-presidente.   

Num encontro recente, o ex-presidente teria tratado o ex-auxliar como prefeito e há a possibilidade de Salles, sob os auspícios do PL, deixar o partido de mentirinha e filiar-se a uma outra legenda, consolidando o projeto de viabilizar sua candidatura. Acompanhando de perto as movimentações, Ricardo Nunes teria feito algumas sinalizações positivas em direção ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O prefeito precisa precaver-se contra os assédios políticos sobre a sua base de sustentação. Na semana passada, o morubixaba petista estabeleceu algumas entabulações com a sua Secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, com o propósito de torná-la vice de Guilherme Boulos. 

O presidente Lula está entrando de corpo e alma nas eleições municipais paulista por entendê-las como cruciais para o embate presidencial de 2026. É preciso manter um relativo equilíbrio na região, se se deseja renovar o contrato de inquilino do Palácio do Alvorada, principalmente num momento em que há registros de perda de apoio político em redutos tradicionais como o Nordeste. Nas eleições presidenciais passadas, a performance obtida pelo então candidato Fernando Haddad foi fundamental para alçar Lula à condição de Presidente da República.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário