pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Michelle Bolsonaro pode antecipar o embate entre PL e PT.
Powered By Blogger

domingo, 17 de dezembro de 2023

Editorial: Michelle Bolsonaro pode antecipar o embate entre PL e PT.



Depois de cometer inúmeros erros de avaliação, o senhor Sérgio Moro(UB-PR) deve deixar a vida pública de forma melancólica, amargando uma cassação de mandato e uma possível inelegibilidade. Se continuar elegível, ainda enfrentará um eleitorado que não perdoa o fato de ele, eventualmente, ter votado a favor da indicação do senhor Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. É preciso tomar muito cuidado com os erros de avaliação. A maioria deles produzem danos difíceis de reverter. A recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, que orienta a cassação e inelegibilidade ainda deve ser submetida a instâncias judiciais superiores a ao próprio Senado Federal. 

Leva algum tempo, mas seus adversários e inimigos já estão de braçadas para ocupar a vaga deixada pelo senador, em caso de confirmação da cassação do mandato. Os processos movidos, pedindo a sua cassação, partirarm do PT e do PL, o que dá bem a dimensão de que o ex-juiz da Lava Jato, de fato, cometeu erros primários de avaliação. O mais curioso são as movimentações de olho em novas eleições, que determinarão o sucessor ou sucessora de sua vaga. Em princípio, o PL apresentaria o nome do jornalista Paulo Martins, que ficou em segundo lugar na disputa, com 29% dos votos válidos.  

O PT cobiça a vaga, tendo escolhido o nome da Deputado Federal Gleisi Hoffmann(PT-PR) para a disputa, num arranjo complexo, que pretende, inclusive, afastar as ambições políticas do filho do ex-governador  Roberto Requião, que almeja o cargo. Até recentemente, o Instituto Paraná Pesquisa realizou uma pesquisa no estado onde a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro liderava a disputa, num estado que tem forte presença do bolsonarismo. Uma disputa a uma vaga ao Senado Federal, neste momento, talvez seja a opção ótima para a ex-primeira-dama, ainda verde para uma majoritária no plano nacional. 

Agora vem a bomba: Especula-se que ela pode, sim, candidatar-se ao Senado Federal pelo Paraná. Michelle Bolsonaro tem feito declarações, participado de encontros do PL Mulher no Estado, tudo indicando que teria interesse em entrar na disputa. Caso confirme a candidatura, teremos uma amostragem bastante emblemática sobre os embates que deverão travar nos momentos seguintes, o PT e o PL, seja nas eleições municipais de 2024, seja nas eleições presidenciais de 2026. A disputa promete. Vocês já imaginaram Lula e Bolosonaro emendando os bigodes por aquelas bandas?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário