pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaro acredita na reversão de sua inelegibilidade.
Powered By Blogger

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Editorial: Bolsonaro acredita na reversão de sua inelegibilidade.


O ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista polêmica à rede de televisão CNN, num hotel onde estava hospedado. O ex-presidente falou sobre muitos assuntos, como o que representou a vitporia da direita na Argentina; os rumos da economia do país; as declarações da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, sobre uma eventual prisão do ex-mandatário; assim como as suas expectativas sobre as eleições presidenciais de 2026. Como se sabe, nos últimsos meses, Bolsonaro assumiu aqueles papel desejado para ele pelo Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ou seja, de líder da oposição. 

Com escritório político montado em Brasília, onde exerce o papel de presidente de honra da legenda, Bolsonaro tem feito um corpo-a-corpo junto aos seus aliados, sempre que há alguma oportuindade de infringir uma derrota ao Governo, quando do momento de votação da Reforma Tributária, por exemplo. Acompanha, igualmente de perto, a sabatina à qual se submeterá, no dia de amanhã, 12\12, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, em sua trajetória rumo ao STF. Por outro lado, depois de se recolher aos aposentos, conforme recomenda os bons manuais de filosofia, o ex-presidente voltou às ruas, atraindo multidões, sobretudo em decorrência dos acirramentos políticos entre petista e bolsonaristas, além das dificuldades encontradas pelo Governo Lula. 

Há, aqui, até um fenômeno curioso, discutido por nós em outro momento. As multidões ainda saem as ruas para prestigiar o "mito", embora as grandes mobilizações bolsonaristas do passado passem por um momento de arrefecimento. A postura de Jair Bolsonaro nas ruas ultrapassa a condição de um simples capitão eleitoral do PL. É desenvoltura de quem deseja ser candidato, o que passou a nos sugerir algumas inquietações. No dia de hoje, 12, depois de ler a entrevista concedida por ele à rede CNN, não temos mais dúvidas: O ex-presidente acredita que haverá uma possível reversão das decisões anteriores do STE, que determinaram sua inelegibilidade pelos próximos 08 anos, abridndo o espaço para uma candidatura sua em 2026. 

Seus advogados já teriam tomado as providências atinentes em relação a este assunto, pedindo que a decisçao do TSE seja reavaliada ou revista pelo STF, o que não costuma ocorrer. Pior: Se passar pela sabatina de amanhã, imaginem os leitores se o ex-presidente tiver o azar de o processo cair nos escaninhos de Flávio Dino, já na condição de integrante da Suprema Corte. Essas mobilizações de bolsonaristas esbarram em princípios básicos impostos pelos sistemas representativos de governo. É coisa para deixar o professor Bernard Manin de cabelo em pé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário