pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Bolsonaristas preparam o time para a disputa.
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Bolsonaristas preparam o time para a disputa.

 



Até recentemente, ocorreu um grande encontro em Brasília, reuindo o staff do bolsonarismo do Estado de Pernambuco e a cúpula nacional do PL. O encontro contou com a presença do presidente de honra da legenda, o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do presidente de fato do partido, Valdemar da Costa Neto. A discussão girou em torno das próximas eleições municipais, ou seja, como os bolsonaristas do Estado estão se preparando para o próximo pleito. Já existem alguns nomes definidos para a dipsuta em cidades importantes, a exemplo de Jaboatão dos Guararpares, segundo maior colégio eleitoral do Estado, onde o atual prefeito, Luiz Medeiros, tentará a releeição, numa disputa que promete ser acirrada, pois o ex-prefeito Elias Gomes, hoje filiado ao Partido dos Trabalhadores, também planeja sua volta.  

Embora existam problemas no plano nacional, por aqui, não se pode falar de infidelidade dos partidos que estão participando da base alidada do Governo Lula. De pronto, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do Republicanos, declarou apoio ao nome de Elias Gomes, durante encontro entre as legendas. Os projetos dos bolsonaristas para as eleições municipais de 2024 são ambiciosos. Segundo observou o próprio Valdemar da Costa neto, o plano é eleger mais de mil prefeitos, de preferência com algumas capitais na conta. 

Ainda não há um nome definido para a disputa do Recife, embora o ex-Ministro do Turismo do Governo Bolsonaro, Gilson Machado, se movimente como candidato. O ex-ministro obteve mais de um milhão de votos nas últimas eleições, quando disputou o Governo do Estado, uma votação surpreendente para quem estreava nas urnas. Nos bastidores, sabe-se que a família Ferreira também disputa a indicação. conforme já discutimos em outros momentos, o bolsonarismo possui uma expressiva capilarirade política no Estado de Pernambuco. Sabemos disso até por experiência própria, quando cutucamos o vespeiro por ocasião da primeira eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. 

Por razões até mesmo históricas, o país possui essa "permeabilidade" natural ao ideário bolsonarista. Os arranjos politicos para 2024, passam, necessariamento, pelo palanque que está sendo montado para 2026. Anderson Ferreira, presidente da legenda no Estado, sempre esteve ao lado da governadora  Raquel Lyra em todos os monentos das eleições passadas, exceto quando teve que disputar o voto dos pernambucanos nas eleições para o Governo do Estado. Não tendo passado para o segundo turno, voltou a ficar ao lado da futura governadora, sendo contemporizado com a abertura de espaço no Governo. A família Ferreira assumiu o DETRAN de porteira fechada  

Pouco se sabe sobre os arranjos políticos do Campo das Princesas, de olho nas eleições municipais do próximo ano, mas é sabido que uma das prioirdades é atrapalhar o projeto político do atual gestor, João Campos, do PSB, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, com uma aprovação que ultrapassa os 70%. Nas atuais cricunstâncias, João Campos reúne todas as condições de se reeleger. O ponto de corte é 40%, segundo estudos do bruxo Antônio Lavareda, e o prefeito tem 70%. 

Demonstrando um certo desconforto no ninho tucano, o destino da governadora Raquel Lyra é uma grande incógnita. Ela faz questão de confundir os especuladores. Comenta-se que, sob os auspícios do próprio Lula, ela poderia ser convidada a ingressar na legenda petista. O convite ao Ministro da Pesca, André de Paula, do PSD, para compor a sua base aliada, sugere que ela possa ingressar no PSD, com um partido para chamar de seu. O próprio Gilberto Kassab, Presidente Nacional da legenda, teria entrado no circuito das negociações pessoalmente. 

Outro dia um jornalista local elencou quem seria os candidatos à Prefeitura do Recife no próximo ano. Há uma penca de nomes que hoje guardam alguma relação de proximidade com a gestora do Estado, a exemplo da vice, Priscila Krause, Daniel Coelho e Túlio Gadelha. Difícil saber, portanto, quem receberá suas bençãos, caso se confirme as previsões do jornalista e todos, de fato, confirmem suas postulações. 

Fiel escudeiro do bolsonarismo, o ex-ministro Gilson Machado se mantém no páreo. O PL pretende tomar a bastilha pelo Senado Federal, ou seja, elegendo milhares de prefeitos agora, criando as condições para a formação de uma maioria no Senado Federal, assumindo a presidência da Casa, criando a musculatura suficiente para um enfrentamento direto ao STF e ao Executivo, leia-se o Governo Lula. Por enquanto, nada melhor do que afastar os maus presságios e recarregar as baterias para os embates de 2024. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará passando as festas de final de ano na paradisíaca praia de São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas, hospedando-se na pousada do seu ex-Ministro do Turismo.   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário