pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Uma CPI para o caso Braskem?
Powered By Blogger

sábado, 2 de dezembro de 2023

Editorial: Uma CPI para o caso Braskem?



Há, realmente, algumas CPIs que são propostas apenas para atender às conveniências políticas dos grupos que fazem oposição ao Governo, como é o caso, por exemplo, de uma proposta esdrúxula de criação de uma CPI sobre a "Dama do Tráfico", aquele caso rumoroso em que, em circunstâncias bastante particulares, uma senhora que é casada com um suposto membro do Comando Vermelho foi recebida em audiência no Ministério da Justiça. Há, por outro lado, CPIs importantes, como as que foram criadas com o propósito de investigar as ações das Ongs que atuam na região da Amazonas, assim como a que investigou a atuação de atores políticos e partidários que participaram do movimento golpista que culminou com as ações do dia 08 de janeiro. Igualmente importante, a CPI da Covid, magistralmente conduzida pelo senador Omar Aziz, que apresentou um relatório impecável, infelizmente travado nas instâncias subsequentes.  

Algumas CPIs, de fato, não dão em nada, como nos alertou uma internauta pelas redes sociais, numa postagem que sugere uma CPI para investigar as circunstâncias da atuação da empresa Braskem no Estado de Alagoas. Exemplos não faltam, como a que investigou as irregularidades dos balanços contábeis das Americanas, que acabou por não propor o indiciamento dos principais responsáveis. Uma das razões pelas quais uma CPI pode não dar em nada é que isso não depende apenas da boa vontade dos Deputados, Senadores, Presidente ou Relator. 

Sobretudo nesses tempos bicudos de indisposição entre os Poderes da República, em alguns casos, dependendo dos humores políticos,  as coisas imperram, não andam. Até recentemente, a Oposição conseguiu as assinaturas necessárias para a instalação da CPI do Abuso de Autoridade. Os parlamentares não escondem que o objetivo visa rediscutir a atuação de órgãos como o STF e o STE. Ficamos aqui apenas a imaginar como seria uma convocação daquele ministro que é odiado pelos bolsonaristas. No caso da Braskem, segundo as reportagens que tivemos acesso até o momento, há uma série de irregularidades que poderiam vir à tona numa CPI, o que já seria de bom alvitre. O senador Renan Calheiros estaria arregimentando esforços para a criação de uma CPI neste sentido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário