pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaristas invadem Argentina para a posse de Javier Milei.
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Editorial: Bolsonaristas invadem Argentina para a posse de Javier Milei.


No próximo domingo, dia 10, o futuro presidente da Argentina, Javier Milei toma posse no cargo. O presidente Jair Bolsonaro já se encontra no país, acompanhado, conforme informamos ontem, com um séquito de pessoas próximas, entre parentes e seguidores. Outras caravanas de bolsonaristas devem cumprir o mesmo trajeto, dado o entusiasmo despertado entre eles pela eleição do radical de extrema-direita argentino. Até aqui nenhum problema. O que vem chamando atenção, no entanto, é a desenvoltura do ex-presidente Jair Bolsonaro. Não apenas por suas mobilizações públicas, mas em razão de alguns pronunciamentos, criando m ambiente que alguns críticos jé estáo tratando como uma espécie de governo paralelo. 

Ontem comentamos por aqui sobre o "Volta, Bolsonaro", um bordão que vem se repetindo à exaustão quando o capitão sai às ruas. Ao longo dos anos, as democracias representativas passaram por algumas metamorfoses, como observaram alguns analistas. Essas metamorfoses, no entanto, nunca ultrapassaram alguns princípios ou pilares essenciais, como a alternância do poder, eleições regulares para a escolha dos representados, por exemplo. Quando algum ator político infringe essas regras, existe um ordenamento jurídico que determina as sanções a serem aplicadas. 

No nosso caso, o TSE já decidiu que o ex-presidente tornou-se inelegível. A rigor, o presidente Jair Bolsonaro não reúne as condições legais de participar das próximas eleições presidenciais. Qualquer coisa fora disso, já não estamos falando dentro do escopo de uma democracia representativa, daí a nossa preocupação com esse bordão. Ele pode até voltar, mas bem mais lá para frente, depois de cumprida a pena imposta, decorrente das transgressões das regras do jogo democrático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário