pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Depois da Datafolha, Lula precisa colocar as barbas de molho
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sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Editorial: Depois da Datafolha, Lula precisa colocar as barbas de molho



A rigor, ainda não há motivos para grandes preocupações, mas convém a assessoria política do candidato Luiz Inácio Lula da Silva(PT) colocar as barbas de molho, depois da última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia de ontem. Mesmo ainda dentro da margem de erro do instituto, Lula oscilou negativamente, perdendo dois pontos percentuais em relação à última pesquisa da série histórica do Instituto. A pesquisa do Instituto, também apontou uma tendência de crescimento da terceira-via, representada pelas candidaturas de Ciro Gomes e Simone Tebet, quem sabe em razão do bom desempenho desses postulantes no debate da Rede Bandeirantes. 

Isso implica dizer, de imediato, que as eleições não serão decididas no primeiro turno. Um outro fato preocupante - este, de fato, mais preocupante - são as taxas de rejeição do petista, numa escala crescente, de acordo com as aferições do Instituto. Nesta última pesquisa, ele alcançou o mais alto índice, ou seja, 39%. Embora as taxas de rejeição do seu principal oponente, Jair Bolsonaro, ainda estejam nas alturas, a dos representantes da terceira-via saõ baixas, o que pode implicar num potencial de crescimento dessas candidaturas. 

Pesquisas qualitativas poderiam ajudar a entender esses índices de rejeição do candidato. O grande problema é se tal rejeição estariam associadas à questão dos problemas relacionados aos casos de corrupção da época dos Governos da Coalizão Petista, fato que deverá ser bastante explorado pelo adversário daqui para frente, seja nos guias, ou na campanha de rua. Aparentemente amortecido em razão dos problemas sanitários e de condução da política econômica - desemprego, inflação alta - o tema da corrupção parece ter despertado novamente o interesse da população, algo constatado no último debate da Band.    

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