pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Afinal, quem está certo entre os institutos de pesquisa?
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sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Editorial: Afinal, quem está certo entre os institutos de pesquisa?



Logo mais, provavelmente depois das 20h:00, deverá ser divulgada mais uma pesquisa de intenção de voto, desta vez do Instituto Datafolha, demonizado pelos bolsonaristas por trazer escores desfavoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Até os pesquiadores do Instituto, numa clara demonstração do grau de intolerância a que chegamos, estão sendo agredidos ao realizarem o seu trabalho. Nesta reta final da campanha, estamos sendo blindados até mesmo com mais de uma pesquisa por dia. A discrepância de índices entre os diversos institutos são evidentes e passaram a preocupar os assessores do Palácio do Planalto, que sugerem explicações convincentes para tais escores tão díspares- para dizer o mínimo. 

Como observamos em postagem anterior, orientamos nossas observações pelos "grandes" institutos ou aqueles que possuem uma grande espertise de mercado, a exmplo do próprio Datafolha, o IPEC, O IPESPE e, também o Quaest\Genial, que, apesar de pouco tempo de atuação no mercado - perdão se estivemos equivocados - realiza um trabalho qualificado e é dirigido por pessoas competentes na área. São exatamente esses institutos que, por trazerem números não favoráveis ao Governo passaram a entrar em sua alça de mira. Principalmente o Datafolha e o IPEC. 

Hoje saiu mais uma dessas pesquisas curiosas, apontando que o presidente Bolsonaro já superou Lula nas intenções de voto. A pesquisa foi realizado pelo Brasmarket e, alí, Bolsonaro aparece com 44,9% das intenções de voto, enquanto o petista aparece com 31%. É pesquisa para os bolsonaristas improvisarem motociatas por todo o país. Não conheço o instituto, assim como não o descredencio, sobretudo em razão dos problemas apontados em editoral anterior, sobre os dados populacionais desatualizados com os quais estes institutos estão trabalhando. Bolsonaristas fazem a festa pelas redes sociais. Vamos aguardar o Datafolha.   

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