pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A "desconstrução" da imagem de um ex-juiz durante o debate da Band. Desiree e Laércio "engoliram" Sérgio Moro.
Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Editorial: A "desconstrução" da imagem de um ex-juiz durante o debate da Band. Desiree e Laércio "engoliram" Sérgio Moro.



Acompanhei, com muita atenção, o debate entre os candidatos que concorrem ao Senado Federal pelo Estado do Paraná. Confesso que foi um dos debates mais importantes que tivemos a oportunidade de acompanahar até este momento. Muito mais do que uma discussão acerca da escolha do ator político que irá representar o Estado no Congresso Nacional, o debate, na realidade - em razão de alguns componentes polítitos específicos - tornou-se um debate sobre os rumos políticos que o país poderá tomar depois das eleições de outubro. 

No epicentro das discussões, um ator político que cumpriu um papel decisivo nas eleições presidenciais de 2018, pois, no curso da Operação Lava-Jato, impediu, através de uma prisão controversa, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputasse aquelas eleições, favorecendo a vitória do presidente Jair Bolsonaro, mergulhando o país numa espécie de impasse institucional de consequências preocupantes até hoje. Depois de uma presença no Governo Bolsonaro, ocupando o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, Moro acabou se desentendendo com o presidente, perdendo o prumo político desde então, pois almejava uma indicação para o STF, que acabou não ocorrendo.  

Envolto em inúmeras contradições -aliada às dificuldades com a campanha - Moro volta a reassumir o apoio ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Sua imagem de homem público foi duramente atingida durante o debate, inclusive seu relativsmo no cambate à corrupção, o que é trágico para alguém que tenta passar a imagem de paladino da justiça e da defesa da lisura na condução dos negócios públicos. Esta, aliás é a imagem que ele tentar consolidar junto ao seu eleitorado do Estado em seu projeto de tornar-se Senador da República. 

O curioso é que a desconstrução da imagem de Sérgio Moro não foi obra do seu principal adversário na disputa, Álvaro Dias, do Podemos, mas de candidatos como Laércio Matias, do PSOL e Desiree Salgado, PDT. Como se sabe, pela dinâmica da disputa, as chances desses candidatos são mínimas, mas estamos tratando aqui de dois grandes nomes nessa disputa. Se este editor votasse no Estado do Paraná, o voto para o Senado já estaria definido. Em suas redes sociais, tanto Ciro Gomes(PDT) como Luiz Inácio Lula da Silva(PT) elogiaram seus pupilos no Estado em razão do excelente desempenho.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário