pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Políticos e intelectuais da América Latina pedem que Ciro desista de candidatura
Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Editorial: Políticos e intelectuais da América Latina pedem que Ciro desista de candidatura


O ex-governador Leonel Brizola era um excelente frasista. Numa observação sobre o PT, costumava dizer que o partido cacarejava para as massas e punha os ovos para a elite. Setores da elite e do conservadorismo brasileiro não teriam dificuldades em assimilar - como não tiveram no passado - uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessas eleições. O pé de Lula na Faria Lima nunca esteve tão firme, desde o início, quando o ex-governador Geraldo Alckmin(PSB_SP) foi convidado para compor a sua chapa. Nesta reta final de campanha, ele flerta até com o agronegócio, um núcleo duro de apoio do seu principal opositor nessas eleições, o presidente Jair Bolsonaro(PL). 

O grande Leonel Brizola, apesar da franqueza, por mais de uma vez, nunca deixou de colocar os interesses nacionais acima de suas ambições pessoais, mesmo com grande sacrifício. Os bons exemplos são inúmeros. Hoje absolutamente irredutível em suas posisões, por outro lado, também não se pode dizer que o candidato Ciro Gomes não tenha tentado dar a sua contribuição para essa unidade das forças do campo progressista, ao procurar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda na prisão de Curitiba, quando estava em jogo a eleição de 2018, vencido pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Naquela ocasião, pedia o apoio do PT, que não abriu mão da candidatura do professor Fernando Haddad(PT-SP). Quer dizer, para o PT, a unidade de esquerda é uma via de mão única. É sempre o PT que precisa ser apoiado ou a unidade precisa ser construída consoante seus interesses enquando grêmio partidário. Aqui vai uma crítica efetiva deste editor à postura do PT. Ontem circulou na crônica política uma carta-manifesto assinado por políticos e intelectuais latinos americanos com um apelo para que o canddiato Ciro Gomes(PDT) desista de sua candidatura e apoie o nome de Lula ainda no primeiro turno dessas eleições. 

A carta é assinada pelo Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa, pela senadora da Colômbia, Piedad Córdola. De acordo com o documento, a urgência seria impedir o avanço do fascismo no continente. Entendemos o momento crucial que o país atravessa e da importância dessas eleições para evitar o descarrilamento do nosso processo democrático, conforme enfatiza o documento e que o desprendimento de Ciro, neste momento, poderia ser crucial, mas entendemos, por outro lado, a sua zanga com o PT, que parece não ter visto isso lá atrás, quando a vitória dele naquelas eleições poderia ter evitado esta situação limite que enfrentamos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário