pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Ressurge o pesadelo do PT em São Paulo
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Editorial: Ressurge o pesadelo do PT em São Paulo


Se as notícias para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, no plano nacional, são alvissareiras, o mesmo não se pode afirmar em relação ao candidato Fernando Haddad(PT), que concorre ao Governo de São Paulo. Naquela praça, onde o partido sempre enfrentou grandes dificuldades, as pesquisas indicam uma nada surpreendente reação nas pesquisas de intenção de voto do candidato Rodrigo Garcia, do PSDB. Não sei se o staff de campanha do tucano já teria feito essa autopsia, mas seria bastante interessante que eles verificassem as razões que levaram o candidato Garcia a  perder fôlego numa fase recente da jornada, depois de um proecesso de crescimento contínuo.  

Que ele seria um candidato competitivo nós nunca tivemos dúvidas sobre isso. Seus níveis de aprovação de governo e de rejeição junto ao eleitorado são "administráveis". Afinal, os tucanos controlam o Estado há decadas, criando uma identidade com parcela do eleitorado. O mais preocupante para o candidato do PT é que as eleições certamente irão para um segundo turno e, em tais circunstâncias, pelas simulações do IPEC, Garcia venceria o petista, reavivando pesadelos de épocas passadas, de disputas renhidas, voto a voto. 

Nestas eleições, atores políticos como Márcio França e Geraldo Alckmin, personagens não necessariamento estranhos ao ninho tucano, poderiam contribuir para aparar as arestas junto, principalmente, ao eleitorado interiorano, mais refratário ao PT. Uma vitória de Lula no primeiro turno é um outro fator que poderia ajudar bastante, pois permitiria que o morubixaba petista pudesse contribuir de forma mais efetiva para ajudar o fiel escudeiro que, segundo comenta-se, hoje seria o nome preferencial para substituí-lo na Presidência da República a partir de 2026.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário