pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O milagre político do senhor do Bonfim na Bahia
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Editorial: O milagre político do senhor do Bonfim na Bahia



Na última vez que estive na Bahia, cumpri o ritual de subir as colinas sagradas e pregar uma fitinha para o Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. Dois deles o santo cumpriu, mas, como não sou egoísta, também pedi um pouco de paz para a sociedade brasileira, principalmente em razão desse clima de animosidades políticas que passamos a enfrentar. Este último pedido, o santo ainda não atendeu. Ainda ontem um cidadão entrou num bar na periferia de Fortaleza e assassinou a golpes de faca e machado um eleitor do PT, que afirmou que votaria em Lula. 

Estamos vivendo uma barbárie, metidos numa crise institucional e política, de flertes com patologias políticas que,inclusive, se alimentam desse caos. Reconheço que se trata de uma missão muito dificíl para o nosso senhor do Bonfim fazer com que alcancemos essa graça. Mas não custa nada acreditar, como parece ter sido a postura de Jerônimo, que alcançou uma surpreendende ascenção na corrida pela Palácio de Ondina, crescendo 12 pontos em apenas um mês nas pesquisas de intenção de voto. A diferença em relação a ACM Neto ainda é significativa, mas não deixa de ser alvissareiro este seu salto. 

Atender às orações e os pedidos de Jarônimo Rodrigues em relação à sua campanha, parece ter sido mais simples para o nosso senhor do Bonfim. Claro que se trata aqui de uma brincadeira, pois, a rigor, há alguns fatores concretos que podem ter ajudado Jerônimo nesta incrível ascenção, principalmente os índices de aprovação do atual governo, Rui Costa, do PT. Soma-se a isso a capilarirade política do partido no Estado e uma "nacionalização' da campanha, apenas possível em razão dos índices de aprovação do governo local. Governos mal avaliados - como é o caso de Pernambuco - não conseguem nacionalizar a campanha e Lula pouco pode fazer. Em Minas Gerais, por exemplo, já existe até quem avalie que Alexandre Kalil, do PSD, candidato ao Governo, pode mesmo é atrapalhar o desempenho de Lula no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário