pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Acaba de sair pesquisa do DataPoder: Jogo equilibrado na disputa pelo Planalto.
Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Editorial: Acaba de sair pesquisa do DataPoder: Jogo equilibrado na disputa pelo Planalto.



Aguarda-se, para logo mais, uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, realizada pelo Instituto Datafolha. Como se sabe, os grandes institutos ficaram com a credibilidade arranhada, depois das falhas ocorridas por ocasião do primeiro turno das eleições presidenciais. Registre-se, aliás, que ocorreram falhas ainda mais clamorosas nas quadras estaduais, como no Rio Grande do Norte, em relação ao candidato do PL ao Senado Federal, o ex-ministro Rogério Marinho, onde os dados do IPEC deram uma diferença de mais de 20 pontos. Muito, mas muito acima das chamadas margens de erro ou de segurança das pesquisas. 

A pesquisa que acaba de ser divulgada é do Instituto DataPoder, um instituto novo, quando comparado aos mais antigos, cujos índices, durante o primeiro turno, estiveram mais próximos aos números registrados pela Justiça Eleitoral. Num ritmo ainda muito lento - o que sugere que tais indicadores talvez não possam ser revertidos até o dia 30 - Jair Bolsonaro(PL) vem diminuindo lentamente a sua distância do petista. Neste último levantamente do DataPoder, realizado no período de 16 a 18 de outubro, por telefone, ele quase atinge a margem de erro do instituto, o que se poderia configurar como um empate técnico com Lula. O DataPoder registra 52% para Lula e 48% para Bolsonaro. 

Há praticamente 10 dias das eleições, a campanha promete. Promete, conforme discutimos antes, muito baixaria e pouca coisa propositiva ou programática. Sem nenhuma chance nessa centrífuga política da polarização, não deixo de observar por aqui que o ex-ministro Ciro Gomes havia feito o dever de casa direitinho. Tinha um diagnóstico dos problemas enfrentados pelo país, conhecia suas soluções ou prováveis mecanismos de enfrentamento. Do ponto de vista programático, salvo melhor juízo, no contexto do apoio a Lula, algumas pautas da educação teriam sido aceitas. Ainda bem, posto que são propostas interessantes. Ciro andou perdendo a cabeça no final, mas sempre foi uma possoa muito inteligente, bem-preparada e íntegro. Esta assistindo esse show de horrores de baixarias de camarote. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário