pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Discurso de ódio, pauta de costumes, fake news... lá vem o Brasil descendo a ladeira.
Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Editorial: Discurso de ódio, pauta de costumes, fake news... lá vem o Brasil descendo a ladeira.



Ali pelo ano de 2013, no bojo das mobilizações de rua das denominadas de Jornadas de Junho, o país passou a conhecer e conviver com uma espécie de onda conservadora, com seus recortes autoritários, discurso de ódio, pauta de costumes, binômios e o emprego sistemático de fake news como arma política. Em 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff(PT-SP)foi deposta, através de um processo de impeachment controverso, numa conformação mais adequada de ser identificado como golpe institucional ou parlamentar. Embora veementemente negado no início, os anos se passaram e os próprios atores envolvidos naquelas engrenagens sórdidas acabaram admitindo a integridade e honestidade da ex-presidente, numa mea-culpa que apenas atesta que, na realidade, ela foi vítima de uma armação política. 

Assume a Presidência da República, o senhor Michel Temer, como um ator político artífice, perfeitamente integrado a essa nova agenda. Em 2018 é eleito o presidente Jair Bolsonaro, na esteira do antipetismo, proponente de uma agenda politica e econômica ainda mais radical, apoiado por setores da ultradireta, com componentes que transformaram a nossa democracia a mais ameaçado do mundo, de acordo com organismos e entidades que têm como objetivo aferir a saúde das democracias pelo planeta. Mergulhamos num ambiente fértil à intolerância, ao preconceito, ao desejo de eliminar o "inimigo", num processo de degenerescência moral, civilizatória e republicana. 

É neste contexto político que se explica as inúmeras ocorrências de atos vis, que passamos a acompanhar nos noticiários, praticamente todos os dias. Este mais recente, de um Deputado Federal do Rio Grande do Sul, ligado ao bolsonarismo, sugerindo que desejaria queimar vivo os estudantes que fizeram uma manifestção em favor do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, se insere neste ambiente de hostilidades. Somente o TSE, segundo estimativas, recebe diariamente mais de 500 denúncias de fake news. Aqui em Pernambuco, ataques à candidata Marília Arraes, do Solidariedade, já extrapolaram a esfera dos crimes eleitorais e entraram na seara dos crimes comuns, tipificados como de outra natureza, com consequências ainda mais sérias as detratadores. O pior é que chegamos a um estágio onde se vislumbra que ainda teremos um longo e tenebroso inverno pela frente, seja qual for o resultado das urnas. Como sugeriu o cartunista Jaguar, em charge publicado neste blog, as porteiras de nossa experiência democrática estão escancaradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário