pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Estadão diz que Lira pratica extorsão mafiosa contra Lula e deve ser contido.
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Editorial: Estadão diz que Lira pratica extorsão mafiosa contra Lula e deve ser contido.


Os editoriais do Estadão têm sido duros contra o Governo Lula. Trata-se de um órgão da chamada grande imprensa que não dá trégua ao presidente Lula. Nesses últimos dez meses de Governo, foram poucos os momentos de armistício do jornal paulista em relação ao Executivo. Hoje, dia 29, no entanto, o jornal paulista traz um editorial em defesa do presidente Lula, colocando-o como vítima de extorsão mafiosa do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Rapaz, isso é um daqueles problemas sem solução aparente. 

Conforme comentamos no dia ontem, naquilo que Lula cede - pedindo a liberação das portarias pela Casa Civil, como ocorreu com as nomeações de André Fufuca e Sílvio Costa Filho - não se assegura que partidos como o Progressistas e os Republicanos liberem seus parlamentares para votarem em pautas do interesse do Governo. Pelo contrário, esses partidos reafirmam que permanecerão como oposição, mesmo depois dos cargos e das verbas das emendas liberadas. Por outro lado, o que se especula nos escaninhos da política é que o presidente da Câmara dos Deputados estaria insatisfeito pela não nomeação de algumas diretorias da Caixa Econômica Federal. Em tese, essas nomeações já teriam sido entabuladas,mas, por algum motivo, Lula resolveu adiar essas nomeações. Talvez por entender que nem sempre essas nomeações estão destravando pautas importantes, do interesse do Governo, havendo a necessidade de voltarem a sentar para repactuarem essas negociações entre o Executivo e o Legislativo. 

O editorialista do jornal observa que já teríamos cruzado a fronteira do presidencialismo de coalizão com essas sinecuras. O padrão de relação entre o Executivo e o Legislativo toma ares de relações mafiosas, com o agravante de que não é apenas o Governo Lula que perde com a manobra, mas toda a sociedade brasileira. De fato sim. O interesse público passa muito distante dessas transações nebulosas e esbregue.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário