pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Sobe para 39 as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Editorial: Sobe para 39 as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.



Repercute bastante uma discussão acalorada entre o governador gaúcho, Eduardo Leite(PSDB-RS), com o repórter da Globo News, André Trigueiro, durante uma entrevista concedida ao programa Em Pauta. O governador insinuou que os modelos matemáticos dos institutos meteriológicos do estado não conseguiram antecipar a eventual precipitação pluviométrica acima do normal, cujos estragos já produziram, até o momento, 39 vítimas fatais. Esse é o tipo de discussão que ficaria melhor nas coxias, mas entrevista ao vivo é fogo. O caboclo tropeça na língua, erra nas contas, perdem as estribeira e coisas do gênero. 

Diante desses fatos trágicos, certamente o governador anda nervoso, mais suscetível. O repórter, por sua vez, não teve a intenção de imputar-lhes qualquer responsabildade de inação em relação à tragédia. Em todo caso, elas estão se tornando recorrentes, diante das mudanças climáticas que o mundo enfrenta nos últimos anos. É preciso, no mínimo estar suficientemente preparado para enfrentar essas intempéries. Antes chovia. Hoje caem temporais, governador. 

Aqui no Recife, que registrou a maior tragédia das últimas ocorrências, a Prefeitura está tomando uma série de medidas para evitar o pior, ora construindo muros de arrimo, ora implementando um programa de mantas por todas as áreas de risco vulneráveis. O prefeito João Campos parece ter a dimensão correta sobre o ônus político que deverá ser pago caso essas tragédias voltem a ocorrer na capital do estado. O montante de recursos empregados nas ações são expressivos. Há empréstimos até do exterior. Para complicar a situação do governador, a empresa que faz essas previsões meteriológicas divulgou uma nota extensa, com dados técnicos, desmentindo os argumentos apresentados pelo governador. Havia, sim, a previsão de fortes chuvas, capazes de produzir os transtornos verificados.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário