pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: General Augusto Heleno recorre ao STF para não ir a CPMI dos Atos Antimdecráticos.
Powered By Blogger

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Editorial: General Augusto Heleno recorre ao STF para não ir a CPMI dos Atos Antimdecráticos.



O general Augusto Heleno, com audiência marcada na CPMI dos Atos Antidemocráticos, no dia de hoje, 26, solicitou ao Supremo Tribunal Federal o direito de não comparecer àquela audiência. Quem analisou o pedido foi o Ministro Cristiano Zanin, que o indeferiu. A movimentação de sua defesa é um indicador de que ele não pretende falar no dia de hoje, fato profundamente lamentável para a condução dos trabalhos daquela comissão. Pelo andar da carruagem política, daqui para a frente, só teremos oficiais de alta patente durante as audiências. 

Além do general Augusto Heleno, estão sendo aguardados o Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, e o ex-candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, Braga Netto. Nos escaninhos da política, comenta-se que setores das Forças Armadas se sentem incomodadas com a situação, o que teria levado o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a procurar o líder do Governo para tratar do assunto. Da última vez em que esteve numa CPI, a do Distrito Federal, que tem o mesmo objeto, o general Augusto Heleno falou bastante, sobretudo no que concerne à atuação do GSI no tocante ao monitoramento dos movimentos bolsonaristas radicais, que culminaram com o 08 de janeiro. 

Desde então, novos fatos sobre os atos golpistas vieram à tona e talvez em função disso sua defesa considerou prudente a possibilidade de o general manter o silêncio durante a oitiva. Estamos aqui numa expectativa danada para acompanhar os trabalhos. Já preparamos a pipoca, mas não há nada mais chato do que ouvir um depoente afirmando, sistematicamente, a cada pergunta formulada, que vai usar de suas prerrogativas legais de se manter em silêncio. Seria bom que ele falasse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário